Ensino superior português é o 22ª melhor do mundo - "Universitas 21"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 mai (Lusa) - O sistema de ensino superior português subiu um lugar no ranking internacional realizado pela "Universitas 21", que comparou 50 países e colocou a rede de escolas portuguesas em 22º lugar.

Para o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o estudo, publicado na semana passada, "vem confirmar a qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e da rede instalada no panorama mundial, qualificando Portugal como o 22.º melhor sistema do mundo".

No total, Portugal subiu um lugar no ranking realizado pela "Universitas 21", que concluiu existir uma forte relação entre os recursos disponibilizados e os resultados obtidos. Por isso, a lista de países é liderada pelos Estados Unidos, Suécia, Suíça, Canadá e Dinamarca.

Em 6º lugar, no único estudo que compara a rede de ensino superior em vez das tradicionais comparações feitas entre instituições, surge a Finlândia, seguida da Holanda, Austrália, Singapura e Reino Unido.

O "Rankings of National Higher Education Systems 2013" coloca Espanha dois lugares acima de Portugal, enquanto o sistema alemão fica em 15º lugar e o francês em 17º lugar.

As classificações são o resultado da avaliação de itens variados como o contexto, os recursos investidos, os resultados obtidos e a conectividade e grau de internacionalização das instituições.

Comparando com o ranking do ano passado, Portugal subiu três lugares nos recursos investidos, passando de um 23º lugar para 20º.

A percentagem de mulheres alunas e docentes das institutições de ensino superior também melhorou: em 2012 Portugal estava em 21º lugar e este ano ficou em 19º.

O ranking avaliou ainda o número de artigos produzidos, o impacto desse artigos, o número de instituições no ranking de Shanghai, a excelência de investigação da melhor universidade, a percentagem de inscritos com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos, a percentagem de população com formação superior com mais de 24 anos e a percentagem de desemprego em diplomados versus os não diplomados. Nestes itens, Portugal passou de 28º lugar no ano passado para o 27º este ano.

Portugal subiu três lugares - de 24º para 21ª - no indicador sobre "conectividade e internacionalização", que avalia itens como a percentagem de estudantes internacionais inscritos ou de artigos em co-autoria internacional.

A "Universitas 21" é uma rede de referência que agrega universidades orientadas para a investigação de diversos países.

SIM // SO

LUSA/FIM

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.