Bruxelas quer tornar obrigatório sistema "eCall112" nos automóveis em 2015

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 13 jun (Lusa) -- A Comissão Europeia adotou hoje propostas legislativas com vista a assegurar que, até outubro de 2015, os veículos automóveis estejam equipados com o sistema "eCall 122", de chamada automática para os serviços de emergência em caso de choque violento.

Segundo Bruxelas, o projeto legislativo garantirá que, a partir daquela data, todos os novos modelos de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros estarão equipados com o sistema e que estarão criadas as infraestruturas necessárias para a receção e o tratamento adequados das chamadas nos centros de resposta a chamadas de emergência, "assegurando a compatibilidade, a interoperabilidade e a continuidade do serviço eCall à escala da UE".

O "eCall" liga automaticamente para o 112 --- o número de emergência único europeu em caso de acidente grave e comunica a localização do veículo aos serviços de emergência, mesmo que o motorista esteja inconsciente ou incapaz de fazer uma chamada telefónica.

Uma vez ativado, o sistema marca o 112 e envia pormenores sobre o acidente aos serviços de socorro, nomeadamente a hora da ocorrência, a posição exata do veículo acidentado e a direção em que seguia - particularmente importante em autoestradas e túneis -, sendo também possível iniciar manualmente uma "eCall" premindo um botão existente no veículo (o que poderá ser feito, por exemplo, por uma testemunha de um acidente grave).

A Comissão estima que esta medida poderá salvar até 2.500 vidas por ano, já que o "eCall" poderá acelerar o tempo de resposta dos serviços de emergência em 40% nas zonas urbanas e em 50 % nas zonas rurais.

Os dois atos legislativos hoje propostos pela "Comissão Barroso" que visam contribuir para criar e implantar o sistema são um regulamento relativo aos requisitos de homologação para a implantação do "eCall" (tornar veículo apto para a sua instalação), e uma decisão sobre a implantação do sistema interoperável à escala da UE (tornar as infraestruturas públicas aptas para o mesmo".

As propostas hoje apresentadas ainda terão de ser aprovadas pelo Conselho (Estados-membros) e pelo Parlamento Europeu, esperando a Comissão que o serviço eCall fique inteiramente funcional em toda a UE, assim como na Islândia, na Noruega e na Suíça, até 2015.

ACC // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro acusa Governo de Costa de aprovar resoluções "sem cabimentação orçamental"

O primeiro-ministro acusou no sábado à noite o anterior Governo de ter aprovado resoluções "sem cabimentação orçamental" e assegurou que, apesar do défice do primeiro trimestre, “o Governo vai gerir a situação”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".