CCDR-N destaca "maturidade democrática" de autarquias pouco endividadas a Norte

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) destacou esta segunda-feira a “maturidade democrática” do poder local nortenho, demonstrada por uma atividade “pouco endividada”, segundo mostram dados reunidos e analisados pela instituição.

Atualizado 24-07-2019 11:30

Freire de Sousa comentava o relatório Norte Estrutura da CCDR-N hoje divulgado e que indicava que, entre 2010 e 2017, o equilíbrio financeiro “foi a regra” nos municípios da região Norte e que, em 2017, “nenhum município estava em situação de rutura financeira”.

“Estes dados mostram que a atividade municipal é pouco endividada. Significa que o poder local não está a dar o seu contributo para o cúmulo do défice e da dívida do país. É muito positivo e mostra a maturidade democrática associada ao poder local”, observou.

Segundo o Norte Estrutura, no período entre 2010 e 2017, apenas se verificou “um deficit para o valor global dos municípios em 2013”.

Nos anos seguintes “os excedentes orçamentais foram acompanhados do reforço da autonomia financeira, do aumento dos resultados líquidos do exercício, da redução dos juros e outros encargos da dívida e da redução do endividamento”, refere o documento.

Acresce que “a dívida total dos municípios” da região “diminuiu 21,8 por cento entre 2014 e 2017”, tendo neste último ano atingido 1,6 milhões de euros, acrescenta.

O Norte Estrutura revela ainda que as receitas fiscais dos municípios da região Norte cresceram e substituíram em 2016 e 2017 as transferências do Estado como “principal receita pública” das autarquias.

De acordo com o documento, o investimento público dos municípios do Norte aumentou 42,4% em 2017, quando comparado com o ano anterior, invertendo a tendência de “forte queda” entre 2013 e 2016.

Para a “Análise às Finanças dos Municípios”, a CCDR-N usou como fonte os mapas de prestação de contas das autarquias, obtidos a 01 de novembro de 2018 junto do Sistema Integrado de Informação das Autarquias Locais (SIIAL), da responsabilidade da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL).

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.