Japão mantém ilhas disputadas com Coreia do Sul em mapa de Jogos Olímpicos 2020

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 24 jul 2019 (Lusa) - O Governo japonês rejeitou hoje o pedido da Coreia da Sul para retirar de um mapa dos Jogos Olímpicos de 2020 um pequeno grupo de ilhas disputadas pelos dois países.

Num mapa 'online', que explica a rota da tocha olímpica, um pequeno ponto representa Takeshima, territórios remotos e desertos atualmente controlados por Seul, sob o nome de Dokdo. No ocidente, os ilhéus são conhecidos como rochedos Liancourt, em homenagem a um baleeiro francês do século XIX.

"É verdade que a Coreia do Sul fez um pedido através da embaixada do Japão em Seul, mas nós respondemos que não era admissível, já que Takeshima é propriedade do Japão", disse o porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, em conferência de imprensa.

Para o Governo sul-coreano, Dokdo é parte integrante do território da Coreia do Sul, historicamente, geograficamente e à luz do direito internacional.

De acordo com Suga, o Governo nipónico também rejeitou os protestos em Seul contra o nome "mar do Japão", para descrever a extensão marinha que fica a oeste do território japonês, apelidado pelos sul-coreanos de "mar do Leste".

Uma disputa semelhante teve lugar nos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, em Pyeongchang, no início de 2018.

Na terça-feira, Tóquio e Seul apresentaram protestos junto do Governo da Rússia contra uma violação do respetivo espaço aéreo, devido ao sobrevoo daquelas ilhas por aviões de combate russos.

O Japão criticou também a Coreia do Sul pela reação "extremamente lamentável" de disparar tiros de advertência contra aviões russos.

A situação entre os dois países está cada vez mais tensa, devido a múltiplas disputas históricas e fortes posições nacionalistas de ambos os lados.

"As relações do Japão com a Coreia estão a passar por um período extremamente difícil", admitiu o porta-voz do Governo nipónico.

O Japão colonizou a Coreia do Sul entre 1910 e 1945.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecida a data para a tomada de posse dos órgãos sociais

André Villas-Boas, António Tavares, Angelino Ferreira e Fernando Freire de Sousa são os rostos dos novos Órgãos Sociais do FC Porto

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Chaves

Já se encontram disponíveis, exclusivamente na plataforma SmartFan, os bilhetes para o jogo entre o Desportivo de Chaves e o FC Porto referente à ronda número 31 do campeonato e agendado para as 20h30 de sábado no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (Sport TV1).

Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"

Menos de 72 horas depois do triunfo no municipal barcelense que garantiu a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a medir forças com o Óquei de Barcelos, desta feita no Dragão Arena e na penúltima jornada da fase regular do campeonato (quarta-feira, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal). Xavier Malián espera “um jogo super difícil” frente a “uma equipa super completa”, “um candidato ao título” que obrigará a “fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória” que garante a entrada no play-off em primeiro lugar. O guardião da melhor defesa vê o grupo “num bom momento, com uma boa dinâmica” e espera “continuar assim até ao fim da época”.