Dominado um dos incêndios na Sertã

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jul 2019 (Lusa) - Um dos incêndios ativo no concelho da Sertã, em Mosteiro de São Tiago, Várzea dos Cavaleiros, foi hoje dado como dominado às 04:25, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo a página da internet da ANEPC, no local permaneciam pelas 04:46, 114 operacionais e 30 meios terrestres a combater o fogo, que deflagrou às 16:16 de sábado.

Ainda na Sertã, na localidade de Rolã, o incêndio continua ativo, mobilizando, à mesma hora, 266 operacionais e 81 meios.

Já o incêndio em Vila de Rei, ainda no distrito de Castelo Branco, que ainda ao início da noite alastrou para o concelho de Mação, distrito de Santarém, é aquele que envolve mais elementos na lutá às chamas, 778, apoiados no terreno por 235 meios.

Os três incêndios que lavram desde a tarde de sábado no distrito de Castelo Branco provocaram sete feridos ligeiros e um grave, anunciou hoje o Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

"Há sete feridos ligeiros, agentes da Proteção Civil, e um ferido grave, um civil com queimaduras", afirmou o comandante Belo Costa, durante um 'briefing' realizado às 00:00 de domingo, para fazer o ponto da situação dos três incêndios que continuam ativos no distrito de Castelo Branco.

Três dos feridos ligeiros resultaram de um acidente entre duas viaturas de bombeiros, e o ferido grave, um civil que sofreu queimaduras, foi transportado de helicóptero para Lisboa.

Belo Costa adiantou ainda que durante o dia houve necessidade de deslocar pessoas de algumas localidades para "prevenir eventuais incidentes", mas considerou ser "excessivo" dizer que houve localidades em perigo.

"A estratégia passa por conseguir dominar os três incêndios até às 06:00 ou 07:00. Esse é o objetivo. É ambicioso face ao terreno com que estamos a lidar. Neste momento a meteorologia dá algumas tréguas face ao vento e ao aumento da humidade", concluiu.

A ANEPC está a utilizar o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) que, segundo o comandante das forças no terreno, "tem funcionado com toda a normalidade".

A ANEPC tem agendado um novo 'briefing' para as 08:00.

JMC (CCC) // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

ASAE apreende 450 litros de azeite falsificado comercializado nas redes sociais

Quatrocentos e cinquenta litros de azeite falsificado, que era comercializado através das redes sociais, foi apreendido na segunda-feira, perto da cidade de Lisboa, informou esta terça-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Localização do novo aeroporto poderá ser revelada esta terça-feira

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, faz esta terça-feira uma declaração ao país às 20h00, na residência oficial em São Bento, após o Conselho de Ministros, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do Governo.

É oficial. Novo aeroporto de Lisboa vai ser em Alcochete e já tem nome

O Governo aprovou esta terça-feira a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.