FC Porto Sofarma de regresso ao trabalho

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A época 2018/19 vai ficar na história do andebol do FC Porto e do andebol português. Pela histórica dobradinha alcançada pelo clube, pela histórica chegada à final four da Taça EHF e pela presença em peso de atletas azuis e brancos na seleção portuguesa que, 14 anos depois, volta aos palcos de um Europeu, em janeiro de 2020.

Bem antes disso, há uma série de desafios para enfrentar pelos campeões nacionais que regressaram ao Dragão Arena esta terça-feira. A equipa orientada por Magnus Andersson vai manter-se em casa em treinos físicos e táticos até 26 de julho, altura em que parte para um estágio de dez dias em Estugarda, na Alemanha.

Em terras germânicas, o FC Porto vai começar por disputar a Sparkassen Cup, em Altensteig. No primeiro de três jogos entre sexta-feira e domingo, os Dragões vão defrontar o HBW Balingen-Weilstetten. Na semana seguinte, terão como adversários o TVB 1898 Stuttgart, o HSG Wetzlar e o Frisch Auf Goppingen. Regressados a Portugal, os azuis e brancos vão participar no Torneio de Gaia e no 21.º Torneio Internacional de Andebol Viseu 2019.

O primeiro grande teste da temporada chega a 25 de agosto e chama-se Águas Santas, a equipa maiata que deu luta até ao fim na final da Taça de Portugal. O Pavilhão Multiusos de Lamego recebe o vencedor do troféu e o finalista vencido, já que o FC Porto também se sagrou campeão nacional.

Dias depois arranca o campeonato nacional, cujo calendário ainda foi definido, e, em meados de setembro, começa o sonho europeu. Pela primeira vez na história da Liga dos Campeões uma equipa portuguesa figura num dos dois grupos principais da competição, que coloca frente a frente todos os potenciais vencedores. O FC Porto está no Grupo B, lado a lado com HC Vardar, atual detentor do troféu; Veszprém HC, finalista vencido a época passada; VIVE Kielce, quarto classificado da edição do ano passado e atual campeão polaco; HC Meshkov Brest, campeão bielorrusso; Motor Zaporozhye, campeão ucraniano; Montpellier HB, segundo classificado do campeonato francês e o THW Kiel, vencedor da Taça EHF e segundo classificado da Bundesliga.

Magnus Andersson
“É muito bom estar de volta. Tive algumas boas semanas na Suécia, com a família, esse tempo passa rápido e é bom reencontrar este grupo. Agora conheço mais o grupo e os jogadores também conhecem o nosso trabalho. Fizemos uma época muito boa, uma época fantástica, jogando andebol de grande qualidade. Claro que este ano vai ser mais difícil e espero que toda a gente perceba isso. Na Liga dos Campeões haverá adversários muitos complicados e muitas viagens. É importante ter uma boa preparação e um bom planeamento.”

“O Grupo B é difícil, vamos jogar contra as melhores equipas no mundo, também com muitas viagens, muitas viagens a leste. Serão jogos interessantes e penso que é positivo para nós, porque podemos aprender bastante, sabendo que vai ser mais difícil do que na época passada, na Taça EHF. É fundamental não pensar demasiado na Liga dos Campeões, penso que temos de nos concentrar mais no campeonato português. Temos de ser muito cuidadosos porque vamos ter um calendário apertado.”

Hugo Laurentino
“Já havia muitas saudades, principalmente eu que já estava fora há muito tempo. É sempre bom voltar a ver os companheiros de equipa e é muito bom voltar ao trabalho. Gostava muito que voltasse a ser uma época de sonho. Queremos voltar a conquistar o campeonato e a Taça de Portugal e, em termos internacionais, queremos fazer uma prestação histórica na Liga dos Campeões, o que consiste em passar pelo menos a fase de grupos. Sabemos que é um grupo difícil mas são jogos que toda a vida desejamos jogar e vamos dar o nosso melhor.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.