Assembleia Municipal aprova nova estrutura orgânica da Câmara da Guarda

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 27 fev (Lusa) - A Assembleia Municipal da Guarda aprovou hoje, por maioria, a nova estrutura orgânica da Câmara, que passa a ter seis chefes de divisão e nove coordenadores técnicos, e põe fim à mobilidade especial de 19 funcionários.

A autarquia, que é presidida por Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP) tem atualmente dois diretores de departamento, cinco chefes de divisão, dois chefes de serviço e 17 coordenadores técnicos.

Com a decisão hoje tomada, a Câmara Municipal da Guarda passa a ter menos 12 dirigentes e uma estrutura orgânica mais leve que contempla seis divisões: divisão administrativa; financeira e de património; educação, ação social e juventude; cultura, turismo e desporto; planeamento, gestão urbanística e obras municipais; equipamentos e infraestruturas.

"Esta estrutura orgânica que hoje apresento assenta em dois pilares fundamentais: eficiência e eficácia", justificou Álvaro Amaro durante a reunião da Assembleia Municipal presidida por Fernando Carvalho Rodrigues.

Segundo o autarca, é também intenção do executivo "facilitar o acesso às decisões e facilitar a capacidade das decisões".

Referiu ainda que a autarquia irá poupar "56 mil euros por ano" com o fim da mobilidade especial de 19 funcionários que regressam aos lugares técnicos.

No âmbito da nova estrutura orgânica será extinto o gabinete de apoio às freguesias e criado um gabinete técnico-florestal, anunciou Álvaro Amaro.

Com a decisão aprovada pela Assembleia Municipal "caem todos os chefes" que existiam e o executivo autárquico nomeará provisoriamente novos elementos até que seja aberto um concurso público externo para que os lugares dirigentes sejam ocupados.

Durante a discussão do assunto, o socialista João Pedro Borges disse que o partido iria ficar atento e perceber se a decisão da maioria PSD/CDS-PP "é mais eficaz e mais eficiente" do que a anterior, que fora executada pelo executivo do PS.

Marco Loureiro, do Bloco de Esquerda (BE), duvidou da eficiência da proposta, por considerar que "fazer melhor com menos recursos é uma tarefa extremamente árdua".

Já Luís Aragão, da bancada do PSD/CDS-PP, disse esperar que a alteração "consiga inverter o ciclo de a Câmara [Municipal da Guarda] ser um entrave ao desenvolvimento e àquilo que os munícipes pretendem fazer".

Honorato Robalo, da CDU, mostrou-se preocupado com o futuro dos funcionários abrangidos pela medida tomada pelo novo executivo.

A Assembleia Municipal aprovou ainda uma moção da CDU para atribuição do nome "25 de Abril" a uma avenida, alameda, rua, praça ou largo da cidade, e outra do BE de apoio aos agricultores e produtores do Vale do Mondego que tiveram prejuízos com os incêndios florestais do ano passado e ainda não receberam ajudadas do Governo.

A sessão de hoje foi a primeira daquele órgão autárquico transmitida em direto (áudio e vídeo) pela internet.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.