Câmara de Viseu combate ligações ilegais às redes de água e saneamento

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 26 fev (Lusa) -- A Câmara de Viseu anunciou hoje estar a combater as ligações ilegais às redes de água e saneamento, que "introduzem uma injustiça social contra quem paga", disse o presidente da autarquia.

Almeida Henriques apresentou hoje um conjunto de medidas de modernização e simplificação dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Viseu.

"Teremos em 2014 um serviço mais amigo do cidadão e mais eficiente na gestão dos serviços. Simultaneamente, desburocratizamos e simplificamos, e aumentamos a qualidade de vida dos munícipes", disse, citado em nota de imprensa.

O autarca anunciou também hoje que, na próxima semana, será realizada nova operação de limpeza na albufeira da barragem de Fagilde, tendo em vista a remoção de material lenhoso e alguns resíduos depositados na superfície da água, em consequência das intempéries deste inverno.

"A modernização dos SMAS de Viseu está em curso e é irreversível", garantiu.

Almeida Henriques explicou igualmente já ter sido aberta aos munícipes a opção de subscrição do serviço de fatura eletrónica, que poderá ser anulada e sem custos a qualquer momento. A subscrição é feita via "on-line", na página do município, ou presencialmente nos postos de atendimento municipal.

A câmara revelou também que "está em fase de lançamento o concurso para os serviços de pagamento automático através do sistema Multibanco e da rede 'Payshop', que deverão estar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2014".

Uma segunda fase da campanha de comunicação "Viseu é de Primeira Água" será posta em curso, a partir de quinta-feira, para informar e sensibilizar os munícipes para estas alterações. Nesta campanha, são colaboradores dos SMAS que dão o rosto à comunicação.

A divulgação relativa aos benefícios sociais para famílias com baixos rendimentos e famílias numerosas, já em vigor, é outra das medidas apresentadas na campanha.

SSS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Fim de portagens de ex-SCUT? Proposta vai ser discutida esta quinta-feira no parlamento

O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido na quinta-feira no parlamento, um agendamento do PS que considera a sua proposta “exequível, justa e oportuna”, estando em aberto as votações das iniciativas dos diferentes partidos.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.