Avaria no radar do Porto limita controlo de voos no aeroporto Sá Carneiro

Avaria no radar do Porto limita controlo de voos no aeroporto Sá Carneiro
| Norte
Porto Canal com Lusa

A NAV Portugal confirmou hoje que uma avaria mecânica no radar do Porto gerou uma "capacidade limitada" no controlo de voos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e garante estarem assegurados os "necessários níveis de segurança".

O Porto Canal sabe que existe uma avaria mecânica no radar do aeroporto do Porto e que neste momento está a ser intervencionado, sendo que este aparelho não regista dados a baixo dos 6000 pés.

"No entanto, sendo o Aeroporto do Porto servido por várias fontes de vigilância redundantes, o serviço não foi interrompido", informou a NAV à Lusa, acrescentando que os "sistemas de vigilância associados aos serviços de controlo de tráfego aéreo redundantes" garantem os "necessários níveis de segurança".

Segundo a NAV, "por motivos de segurança, a capacidade [de controlar os voos] foi limitada", mas a normal operação será "reposta" ainda hoje.

"O sistema de vigilância está a ser reconfigurado para, durante o dia de hoje, a capacidade normal ser reposta", refere a nota.

O controlo de tráfego aéreo no Porto está hoje com "restrições" que estão a provocar "constrangimentos" na normal operação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, confirmou à agência Lusa a ANA -- Aeroportos de Portugal.

Na página 'online' da ANA é possível verificar que há atrasos e cancelamentos de voos de e para o Porto.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.