BE defende novas eleições autárquicas em Santo Tirso

BE defende novas eleições autárquicas em Santo Tirso
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje novas eleições autárquicas em Santo Tirso em nome da “clarificação” do panorama político na autarquia, após Joaquim Couto ter renunciado à presidência do executivo.

Em comunicado, o BE defende que o “Partido Socialista não apresenta mais condições políticas para cumprir o restante mandato autárquico na Câmara Municipal”, baseando-se, para tal, no facto de Alberto Costa, o ex-vice que é agora presidente da câmara, “estar também constituído arguido num outro processo”.

Joaquim Couto, arguido da Operação “Teia”, renunciou no domingo ao cargo na Câmara, bem como a todos os cargos públicos e políticos, na sequência de ter sido detido a 29 de maio. Alberto Costa é arguido num processo que investiga a aquisição de uma viatura elétrica por aquela câmara do distrito do Porto.

“Assim sendo, por uma razão de coerência política, só pode tomar o mesmo ato de demissão do anterior presidente da câmara. O Bloco de Esquerda de Santo Tirso acha assim impreterível uma clarificação política no concelho”, refere no documento.

Nesta lógica, o BE entende ser “necessário chamar, novamente, os tirsenses a pronunciarem-se, em urna, sobre o caminho que o concelho deve seguir”.

Alberto Costa assumiu hoje a presidência da Câmara de Santo Tirso, bem como as pastas da Inovação e Regeneração Urbana, no âmbito do novo executivo que conta agora com Nuno Linhares como vereador.

Além de Joaquim Couto, foram também detidos no âmbito da operação "Teia" a sua mulher, a empresária Manuela Couto, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o ex-presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Laranja Pontes.

O ex-presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, vai esperar julgamento em liberdade com uma caução de 40 mil euros, enquanto Manuela Couto e o autarca de Barcelos ficaram em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

Laranja Pontes, ex-presidente do IPO/Porto, que saiu em liberdade a troco de uma caução de 20 mil euros.

A operação "Teia" centra-se nas autarquias de Santo Tirso e Barcelos, bem como no IPO/Porto e nas empresas de Manuela Couto. Investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio, traduzidas na "viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto", segundo comunicado da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, o órgão de polícia criminal que apoia o Ministério Público neste caso.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.