Mais de 600 eventos culturais previstos este ano em Leiria - Câmara

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 24 fev (Lusa) -- Mais de 600 eventos estão previstos este ano em Leiria, anunciou hoje a Câmara Municipal, considerando que, além do aumento da oferta cultural, as iniciativas reforçam a capacidade de atração turística da cidade.

Recriações históricas, percursos dedicados ao património edificado e natural, rotas literárias, um programa dedicado ao escritor Eça de Queiroz, um encontro de viaturas clássicas ou a "Color Run" são algumas das iniciativas agendadas para 2014.

"A tarefa de escolher entre os 625 eventos previstos para este ano não é fácil, sobretudo quando estes nem sequer incluem a programação dos teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco", refere uma nota de imprensa do município, salientando que "a viagem ao passado é uma das imagens de marca" no conjunto de eventos.

Nesta viagem ao passado, a Câmara destaca a recriação histórica "Leiria no final do século XIX", para mostrar a época em que Eça de Queiroz foi administrador do concelho.

Esta recriação, que deverá juntar mil figurantes, decorre nos dias 31 de maio e 01 de junho, no centro da cidade, e está integrada no programa "Eça 2014". Vai substituir o tradicional desfile etnográfico.

Outro dos destaques da programação é o mercado medieval que, de 25 a 27 de julho, faz Leiria recuar aos tempos do rei D. Dinis.

Um mês depois, de 28 a 30 de agosto, está de regresso o festival gótico "Entremuralhas", que sobe ao Castelo de Leiria com 15 bandas nacionais e internacionais e entradas limitadas a 737 pessoas por dia, enquanto a mostra de veículos históricos estaciona no estádio municipal, de 26 a 28 de setembro.

"Temos um estádio que pode ser um palco importante de atração de eventos, não só desportivos, mas também culturais e recreativos", explicou o vereador com o pelouro da cultura da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, na conferência de imprensa de apresentação dos principais eventos de animação turística, no museu Moinho do Papel.

Gonçalo Lopes referiu que, nesta iniciativa, são esperadas cerca de 200 viaturas antigas, acreditando que Leiria "tem condições para afirmar este evento".

"A promoção da Feira de Maio [01 a 25 de maio], um ícone nas festividades do concelho, bem como colocar no calendário dos foliões a passagem de ano em Leiria são dois outros objetivos propostos para este ano", acrescenta o município que aposta, também, em atividades ligadas à gastronomia ou ao desporto.

Aos presentes, entre os quais se encontravam empresários ligados à hotelaria e restauração, Gonçalo Lopes salientou que são eventos que podem "criar oportunidades de negócio", desafiando-os a criar pacotes que "permitam atrair mais turistas à região".

O vereador realçou ainda o "trabalho em parceria" e o "espírito colaborativo" que permitem desenvolver as iniciativas: "Este é, felizmente, um dos desafios que a crise nos veio trazer, trabalhar em equipa, cada um puxar pelo mesmo sentido".

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, salientou a "diversidade de eventos" em diferentes locais, capaz de "atrair diferentes públicos em diversos momentos do ano", sustentando que a existência de um "calendário de animação" responde a um dos desafios colocados aos destinos turísticos.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.