Info

Infraestruturação de parque empresarial de Monção a concurso por 13,9 ME

Infraestruturação de parque empresarial de Monção a concurso por 13,9 ME
| Norte
Porto Canal

O concurso internacional para a infraestruturação do MinhoPark, um parque empresarial com 80 lotes que prevê gerar cerca de 1.250 empregos em Monção, foi hoje publicado em Diário da República com o preço-base de 13,9 milhões de euros.O projeto MinhoPark - Parque Empresarial do Noroeste Peninsular prevê uma área total de implantação de 90 hectares para acolher, entre as freguesias de Pinheiros, Troporiz, Mazedo e Lara, no concelho de Monção, tendo como objetivo, segundo os promotores, captar "empresas industriais, projetos inovadoras e empresas em fase de modernização".

A Câmara Municipal de Monção detém 10% do capital da sociedade que vai gerir o empreendimento, cabendo a fatia restante à Associação Industrial do Minho (AIMinho), entidade que garante já existirem contactos por parte de "empresários portugueses e estrangeiros" interessados na instalação.

Trata-se do segundo maior investimento industrial de sempre no distrito de Viana do Castelo e que os promotores garantem corresponder a uma "nova geração" de parques industriais, "com capacidade para captar investimentos de todo o noroeste da Península Ibérica, numa lógica de atuação com elevada cooperação empresarial".

A primeira fase deste empreendimento vai chegar a uma área de 53 hectares, envolvendo um investimento global de 18 milhões de euros. Neste total inclui-se a obra de infraestruturação, lançada hoje a concurso público pela AIMinho, e prevê a sua conclusão num prazo de um ano, depois de iniciados os trabalhos.

Nesta fase foram ainda investidos três milhões de euros na aquisição dos terrenos e mais de 820 mil euros em estudos, projetos e divulgação do empreendimento, o qual prevê gerar 1.250 novos postos de trabalho em cinco anos.

O parque, explicam ainda os promotores, será gerido segundo um modelo de condomínio empresarial, "o que significa que a gestão de áreas como a segurança, o ambiente, a energia e as telecomunicações será efetuada de forma comum e central".

"Esta sinergia e articulação de necessidades relacionadas com a prática empresarial permitirá às empresas ali localizadas reduzir significativamente os gastos inerentes às suas atividades produtivas ou de serviços", sublinham os promotores.

O projeto MinhoPark foi apresentado na quarta-feira ao Presidente da República, durante uma visita oficial ao concelho de Monção.

A propósito deste empreendimento, Cavaco Silva afirmou que os autarcas são os "novos agentes do desenvolvimento" de Portugal.

"Cada um dos autarcas do país está a fazer o seu melhor para promover a recuperação económica de Portugal", disse o Presidente da República durante a visita a Monção.

+ notícias: Norte

Reportagem: 99 anos de Coelima: que futuro?

99 anos de Coelima: que futuro?

Metro do Porto reduz operação na noite de São João devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19

A Metro do Porto revelou hoje que a operação na noite de São João, de quarta para quinta-feira, será reduzida e que, devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19, não haverá reforço de horários como em anos anteriores.

Diretor do Parque Natural do Tua diz que as Comunidades Intermunicipais "rebentaram" com a identidade territorial das regiões

O diretor do Parque Natural Regional do Vale do Tua, Artur Cascarejo, considerou hoje que a criação das Comunidade Intermunicipais (CIM) foi um processo "irracional" que "rebentou" com a identidade territorial das regiões.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS