Novo bispo católico do Porto disse ter ficado surpreendido com nomeação

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 21 fev (Lusa) -- O novo bispo do Porto, António Francisco dos Santos, manifestou-se hoje surpreendido com a sua nomeação, admitindo tratar-se de uma grande missão que irá encarar com "alegria e generosidade".

"Serei irmão e presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem e com eles procurarei fazer caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor. Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos", afirma.

Numa mensagem aos diocesanos, divulgada na página da internet da Diocese do Porto, António Francisco dos Santos, escreve: "Era tão imprevisível este chamamento que Deus agora me faz que não consegui balbuciar palavra, quando a decisão do papa Francisco me foi comunicada".

"(...) Lembrei nesse momento a Palavra de Deus ao Profeta Jeremias: 'Irás aonde Eu te enviar'. Apesar desta palavra recorrente ao meu espírito e presente no meu coração, muitas as dúvidas e grande o temor com que me defrontei ao ver as minhas limitações e fragilidades, perante a grandeza da missão", refere.

O novo bispo do Porto acrescenta ter-se interrogado "dia e noite" sobre o que pode levar de novo a "uma diocese habitada por tanta gente de bem e de valor e habituada a tão generosos servidores como bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e leigos".

À Diocese de Aveiro pede "a compreensão para este meu gesto ao serviço da Igreja, que em nada significa, menos respeito ou menor amor".

"Aveiro sabe como sempre aqui me senti feliz como bispo e como é grande a dor da separação. Todavia, senti que só conseguiria reencontrar a serenidade de coração e a liberdade de espírito, quando com a ajuda de Deus vencesse todos os receios e temores".

O novo bispo do Porto reafirma "a alegria de servir a grande comunidade humana da Diocese do Porto, com os seus eleitos e representantes autárquicos, as autoridades locais, as universidades e escolas, instituições e associações".

António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, foi hoje nomeado bispo do Porto pelo papa Francisco, sucedendo no cargo a Manuel Clemente, que em 2013 assumiu funções como patriarca de Lisboa.

"A notícia foi publicada oficialmente hoje, dia 21 de fevereiro, às 11:00 (12:00 em Roma)", informa a Agência Ecclesia, numa nota de imprensa enviada à Lusa.

António Francisco dos Santos serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos, acrescenta a agência.

PM/ACG //CC.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.