Investigadores do Minho conseguem "maximizar" aproveitamento de peles de couro

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 13 jun (Lusa) - Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho (UMinho) "criou" um meio de "maximizar" o aproveitamento das peles de couro através da invenção de uma "família de algoritmos", inovação recentemente premiada pela Associação Portuguesa de Investigação Operacional.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa pela instituição minhota, os investigadores do Centro Algoritmi da UMinho explicam que a mais-valia desta descoberta passa por "rentabilizar ao máximo" o couro, uma matéria-prima "cara".

A investigação foi feita em parceria com um fabricante português de estofos para veículos mas, aponta o texto, esta "metodologia" pode ter uso "noutros produtos de couro", como calçado, bolsas e casacos.

"Procurámos otimizar os processos industriais para rentabilizar ao máximo uma matéria-prima, que é cara, gerando o menor desperdício possível. Criámos uma família de algoritmos para construir 'layouts' de corte em superfícies com contornos irregulares, zonas de qualidade distinta e defeitos", resume um dos investigadores e professor na instituição, Cláudio Alves.

Segundo informa a UMinho, o artigo resultante desta investigação, "New constructive algorithms for leather nesting in the automotive industry", publicado na "Computers & Operations Research", foi "laureado há dias" com o Prémio Isabel Themido, no XVI Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional.

No mesmo certame foi distinguido com o Prémio APDIO/IO, "pela melhor tese de mestrado", o trabalho "Métodos heurísticos para o problema de posicionamento de figuras irregulares", de um outro investigador do grupo, Telmo Pinto, também resultante da investigação referida.

O estudo que, segundo o documento, é "raro neste âmbito a nível internacional", analisou também resultados de um vasto conjunto de experiências computacionais.

"Nesta área tecnológica, Portugal tem evoluído bastante e está entre os melhores", vinca Claudia Alves.

A equipa do Centro Algoritmi da Universidade do Minho que criou esta "família de algoritmos" é constituída, além de Cláudio Alves e Telmo Pinto, por Pedro Brás e José Valério.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.