Casa da Música dedica ciclo aos valores emergentes do jazz luso e internacional

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 02 mai 2019 (Lusa) -- A Casa da Música acolhe, de sexta-feira a domingo, o ciclo Spring ON!, dedicado "à descoberta das propostas inovadoras que marcam a atualidade do jazz", com concertos duplos de projetos nacionais e internacionais.

Inserido numa programação mais vasta intitulada "Rito da Primavera", que também inclui propostas de música clássica, o jazz europeu é o foco do Spring ON!, que cumpre este ano a oitava edição com a missão de reunir "algumas das propostas mais desafiantes" da cena europeia, pode ler-se na apresentação.

Segundo a Casa, os vários projetos que vão atuar nos três dias do ciclo cruzam o jazz com "as sonoridades do rock, da eletrónica, das músicas tradicionais ou das novas tendências urbanas", com uma forte componente de improvisação.

Na sexta-feira, e já depois de uma atuação de entrada livre de Preto Mate, pelas 22:00, no Café Casa da Música, o programa arranca pelas 22:30, na Sala 2, com o português Jorge da Rocha a apresentar o novo disco, "To Drop and Let Go".

O português tem vivido e trabalhado em Barcelona e traz ao Porto Yexza Lara e Ana Conceição para a primeira noite, completa com a dupla italiana O-Janà, composta pela voz de Ludovica Manzo e o piano de Alessandra Bossa.

As duas compositoras apostam na improvisação e na música eletrónica, datando o último registo de estúdio, "Inland Images", de 2018 e contou com a participação do guitarrista norueguês Eivind Aarset.

No sábado, pelas 21:00, a portuguesa Isabel Rato combina a música clássica, o folclore e a 'world music' no disco "Histórias do Céu e da Terra", fazendo-se acompanhar de João David Almeida (voz), João Capinha (saxofone), João Custódio (contrabaixo) e Rui Pereira (bateria).

À compositora segue-se o trio da guitarrista norueguesa Hedvig Mollestad, ao lado de Ellen Brekken (baixo) e Ivar Loe Bjornstad (bateria), apresentando o disco de 2019 "Smells Funny", o sexto trabalho de estúdio, editado ao fim de três anos sem editar.

Mollestad já gravou com a Orquestra Jazz de Trondheim e outros projetos e, no trio que lidera, combina 'free jazz', música psicadélica e progressiva com elementos mais tradicionais de jazz, tendo-se apresentado em várias digressões internacionais.

No domingo, pelas 18:00, a Sala 2 recebe um concerto duplo ibérico, com a apresentação dos lusos Symph, do pianista José Diogo Martins, do percussionista Pedro Melo Alves e do contrabaixista Hugo Antunes, num grupo marcado pela improvisação e exploração sonora.

No mesmo dia, os maiorquinos Highlands Project tocam na Casa da Música, trazendo a Portugal um jazz inspirado pelas sonoridades funk e pela música contemporânea, que já percorreu vários festivais europeus, como o Jazz Além Fronteiras, em São Petersburgo.

Formado em 2013, o coletivo integra nove elementos e foi fundado pelo teclista Sergio Llopis, contando entre os seus membros com o baterista Pep Lluís García, que já tocou com o português Salvador Sobral.

O foco da Casa da Música nos novos talentos faz-se sentir igualmente no Prémio Novos Talentos Ageas, com um concerto dos finalistas de 2018 a tocarem no sábado, pelas 18:00, na Sala Suggia.

Ao momento segue-se a escolha do vencedor de entre os jovens músicos, que representam vários géneros musicais e têm até um máximo de 35 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, pondo fim a um ciclo de cerca de 20 concertos ao longo do ano, e no qual o público votou nos preferidos.

Na competição pela segunda edição do prémio estão a dupla de pianistas Bernardo Pinhal e Sérgio de A, o quarteto de jazz de Ricardo Coelho e o trompetista Luís Duarte Moreira.

Mais tarde, de 17 a 19 de maio, a instituição recebe mais uma edição do ciclo ECHO Rising Stars, composto por solistas promissores de vários países europeus, selecionados pelos membros da European Concert Hall Organization (ECHO), de que a Casa da Música faz parte.

Os vários projetos que se apresentam no Porto terão ainda como destaque a interpretação, durante os recitais, de encomendas específicas para a digressão europeia de novas obras de seis jovens compositores europeus.

O ciclo reúne no Porto o grupo Quatuor Arod, vencedores da Competição Internacional de Música ARD, em Munique, e também o Amatis Trio, Anais Gaudemard, Kian Soltani, Nathalia Milstein e Josep-Ramon Olivé, com vários concertos durante três dias.

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.