Ardeu o prédio no Porto onde nasceu Almeida Garrett, autoridades investigam

| Norte
Porto Canal com Lusa

Um incêndio deflagrou este sábado de madrugada na zona histórica do Porto, destruindo a totalidade do interior do prédio onde nasceu o escritor Almeida Garrett, estando as autoridades policiais a investigar o caso, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Atualizado 28-04-2019 11:13

"O interior do prédio onde viveu o escritor Almeida Garrett [1799-1854] ficou totalmente destruído. Ficaram as fachadas onde se pode ainda ver o brasão principal com o nome do escritor", disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto, Carlos Marques, acrescentando que "as autoridades competentes já se encontram a investigar a causa do incêndio".

O incêndio destruiu a habitação de rés-do-chão com três andares.

O comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto explicou ainda que no incêndio, cujo alerta foi dado à 01h56 desta madrugada, ficaram dois bombeiros feridos ligeiros que receberam tratamento no Hospital de Santo António, no Porto, e que já tiveram alta hospitalar.

O prédio devoluto que ardeu situa-se junto da Cooperativa Árvore e tem duas fachadas, uma que dá para a Rua Doutor Barbosa de Castro, número 37, e de onde se pode ver o brasão principal da casa com o nome do autor da obra Viagens na Minha Terra (1846), e a outra fachada dá para o Passeio das Virtudes, número 26.

Às 10h50 o incêndio ainda se encontrava em fase de rescaldo. "Os bombeiros ainda estão no local a efetuar operações de rescaldo e efetuar remoção de escombros", disse fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) do Porto.

Ao local deslocaram-se 44 bombeiros, com 13 viaturas, das corporações de Bombeiros dos Sapadores do Porto, Voluntários do Porto e Portuenses do Porto.

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.