Câmara do Porto prepara plano de ordenamento da costa e quer requalificar jardins

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 fev (Lusa) -- A Câmara do Porto revelou hoje estar a elaborar um plano de ordenamento da costa, ao mesmo tempo que aguarda resposta sobre a candidatura a fundos comunitários da requalificação dos jardins da marginal, orçada num milhão de euros.

Fonte da autarquia explicou hoje à Lusa que o plano de ordenamento "não implica obra", custa 300 mil euros, tem já aprovada a candidatura a fundos comunitários e pretende "servir de guia em termos urbanísticos e paisagístico" para futuras intervenções na orla costeira.

Quanto à requalificação dos jardins do Passeio Alegre, Homem do Leme e avenidas D. Carlos I e Montevideu, foram abertos dois concursos públicos "no valor global de um milhão de euros", mas as obras só avançam se for aprovada a candidatura a "fundos remanescentes" do Programa Operacional do Norte (ON.2), assegurou a mesma fonte.

"Os dois concursos apenas serão válidos se os projetos vierem a ser cofinanciados pelo ON.2. Não esperámos [pela resposta à candidatura] porque este dinheiro ainda é deste Quadro Comunitário de Apoio e [o processo] tem de estar fechado até 31 de março", esclareceu a autarquia.

As duas intervenções, destinadas à "renovação dos jardins e de algumas infraestruturas obsoletas", estão orçadas em 600 mil e 400 mil euros e os fundos comunitários suportam "85% do total" da obra, pelo que à Câmara do Porto caberá investir "150 mil euros".

Os anúncios dos procedimentos, publicados no Diário da República de sexta-feira, referem a "valorização e requalificação das acessibilidades e elementos históricos e paisagísticos da frente marítima e zona balnear".

Um deles diz respeito à "Avenida Montevideu e Homem do Leme", o outro ao "Jardim do Passeio Alegre e Avenida D. Carlos I".

O esclarecimento feito hoje pela Câmara do Porto surge depois de uma intervenção do vereador do Urbanismo na reunião camarária de terça-feira ter deixado no ar a ideia de estar a ser preparada a requalificação de toda a marginal do Porto, entre o Passeio Alegre e Matosinhos.

"O vereador Manuel Correia Fernandes referiu-se à elaboração de um plano de ordenamento urbanístico e de infraestruturas para toda a orla costeira, onde se definem questões de mobilidade, acessibilidade e ordenamento do território", explicou fonte camarária.

A mesma fonte indicou que este "masterplan de funcionamento em termos de acesso e ordenamento da costa" foi alvo de uma candidatura, "já aprovada", da Empresa Municipal Águas do Porto a fundos comunitários.

"A Câmara propôs fazer um plano para que qualquer entidade que intervenha na costa o faça ordenadamente. Não é nenhuma obra, e o grosso das obras que possam vir a ser feitas nem sequer estão no âmbito da autarquia", observou a fonte municipal, recordando que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) é quem tutela a zona costeira.

A autarquia rejeita a ideia de sobreposição de competências com a APDL, até porque aquela entidade "será ouvida" no plano e este pretende funcionar como "orientação", para que "haja coerência e não intervenções avulsas".

"A rua é da Câmara, ninguém questiona quando a Câmara faz obras ou repara um buraco na rua", exemplificou.

Na reunião pública do executivo, o vereador do Urbanismo revelou ter sido "aberto um procedimento para a elaboração de um plano de estrutura que abarca toda a frente aquática, desde [a estátua de] S. Miguel O Anjo até à rotunda da Anémona", indicando a conclusão do caderno de encargos "até março" e a finalização do projeto "até dezembro".

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.