BD a partir de romance autobiográfico de Albert Camus sai em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 abr 2019 (Lusa) - O romance autobiográfico "O primeiro homem", de Albert Camus, publicado postumamente em 1994, foi adaptado por Jacques Ferrandez para banda desenhada, que editada esta semana em Portugal, pela Porto Editora.

Editado em França em 2017, "O primeiro homem" é uma adaptação do romance que Albert Camus deixou incompleto quando morreu num acidente de viação, em 1960, e que foi publicado mais de trinta anos depois, em 1994.

Protagonizado pela personagem Jacques Cormery, o romance é considerado a mais autobiográfica das obras de Camus, com referências a Argel (onde também Jacques Ferrandez nasceu) e à infância e adolescência passadas nesse antigo território colonial francês.

Em entrevista recente, Ferrandez contou que tomou a liberdade de preencher alguns espaços deixados em branco por Camus na narrativa, mas contou com o auxílio de notas manuscritas deixadas pelo autor e reveladas pela filha dele, Catherine Camus.

A edição portuguesa acompanha a da Gallimard e inclui prefácio da investigadora Alice Kaplan.

Jacques Ferrandez é autor de outras obras de BD, entre as quais "O estrangeiro" e "O hóspede", ambos adaptados também de obras de Albert Camus.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

IMI pode começar a ser pago a partir desta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta quarta-feira e para os proprietários que residem num dos 267 concelhos aderentes ao IMI familiar há um reforço do desconto.

Novas tabelas de preços da ADSE para partos, fraldas e consultas de psicologia

A nova tabela de preços da ADSE para partos no regime convencionado, comparticipação de fraldas e consultas de psicologia entra em vigor, esta quarta-feira, com o número de fraldas a estar limitado a 120 unidades por mês.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.