Manuel Jorge Marmelo vence prémio literário do Correntes d' Escritas 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 fev (Lusa) -- O escritor Manuel Jorge Marmelo venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa, o principal galardão do festival Correntes d' Escritas, no valor de 20 mil euros, com o romance Uma Mentira Mil Vezes Repetida, foi hoje anunciado.

O júri, constituído por Isabel Pires de Lima, Carlos Quiroga, Patrícia Reis, Pedro Teixeira Neves e Sara Figueiredo Costa, escolheu a obra de uma lista de quinze finalistas e de um total de 180 obras a concurso, revelou a Câmara da Póvoa de Varzim, em comunicado.

O prémio será entregue no sábado, na sessão de encerramento da 15.ª edição do festival literário Correntes d'Escritas, que começa hoje naquele concelho.

Manuel Jorge Marmelo nasceu em 1971, no Porto e estreou-se na literatura em 1996, publicando, desde então, mais de vinte títulos.

Entre eles encontram-se os romances Uma Mentira Mil Vezes Repetida, Somos Todos Um Bocado Ciganos, Aonde o Vento Me Levar, Os Fantasmas de Pessoa e As Sereias do Mindelo.

Em 2005, Manuel Jorge Marmelo conquistou o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco com o livro O Silêncio de Um Homem Só.

Em 2013 lançou uma nova coletânea de contos, Zero à Esquerda, bem como Crónicas do Autocarro, uma recolha de crónicas.

Para além de Manuel Jorge Marmelo, o júri desta edição do prémio do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica analisou obras de Rui Zink, Ricardo Menéndez Salmón, António Cabrita, Pepetela, José Eduardo Agualusa, Juan Marsé, Inês Pedrosa, Michel Laub, Julieta Monginho, Valter Hugo Mãe, Dulce Maria Cardoso, Manuel da Silva Ramos, Mário de Carvalho e Sandro William Junqueira.

ACG // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.