Futuro comandante dos Bombeiros de Santo Tirso quer aumentar para 30 os profissionais

Futuro comandante dos Bombeiros de Santo Tirso quer aumentar para 30 os profissionais
| Norte
Porto Canal com Lusa

O aumento de 19 para 30 do número de operacionais profissionais dos Bombeiros de Santo Tirso é um dos objetivos do futuro comandante, Filipe Carneiro, revelou esta segunda-feira à agência Lusa o sucessor de Joaquim Souto.

Atualmente adjunto de comando, Filipe Carneiro vai assumir funções a 30 de julho de 2019, altura em que cessará Joaquim Souto, comandante desde 2004, por atingir os 66 anos de idade e já depois de a 9 de abril, também por limite de idade, o outro adjunto de comando, José Rego, no cargo desde 2001, ter cessado atividade.

Filipe Carneiro, de 31 anos, assumiu como objetivo para as suas novas funções, "nunca descurando a base de voluntariado que é preciosa, trabalhar numa base profissional", propondo-se para isso conseguir aumentar o número de profissionais da corporação.

Explicando que esse caminho "já vem sendo feito nos últimos três anos", o responsável admitiu à Lusa que "ficaria satisfeito tendo entre 25 e 30 operacionais profissionais", sendo que atualmente "são 18 ou 19".

"Esse é o caminho para garantir, no mínimo, equipas profissionais de cinco operacionais", acrescentou Filipe Carneiro.

A sua segunda aposta é a formação, argumentando que "operacional que não treine não tem capacidade de socorro", manifestou a vontade de "junto do poder local", tentar a construção de "um campo de treinos próximo para satisfazer as necessidades do corpo de bombeiros e dos outros do município".

Bombeiros desde os 14 anos, "atraído pelas visitas ao quartel com o avô, que era associado da corporação", o futuro comandante da corporação quer recuperar a "comunhão" que havia entre a "comunidade e a corporação há 60 ou 70 anos" para que as pessoas sintam "que é também a sua casa".

Como exemplo das ajudas que "são o reflexo do trabalho feito pela corporação", Filipe Carneiro deu o exemplo do camião adquirido "há cerca de quatro meses", com a "ajuda da comunidade" e que "ficou refletida numa placa, colocada no veículo, de homenagem a toda a comunidade tirsense".

Sobre a resposta dada pela população de Santo Tirso à exigência feita em 2018 pelo Governo de limpeza das propriedades como forma de reduzir a probabilidade de incêndios, também aqui o responsável expressou gratidão.

"A população tem dado uma boa resposta na limpeza dos terrenos. Há trabalhos a desenvolver, até pela autarquia, que fez excelentes acompanhamentos nesse sentido", disse, elogiando ainda a "medida excelente do Governo", que "pecou apenas por tardia".

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.