Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

 FC Porto apresenta projeto social em cinoterapia aplicada ao futebol

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A cinoterapia aplicada ao futebol é o mote do projeto apresentado pelo FC Porto em resposta ao desafio lançado pela UEFA a todos os participantes na Youth League, competição na qual os dragões vão disputar a Final Four.

Anualmente, a UEFA lança um repto aos clubes presentes na competição para a criação de um vídeo tendo, este ano, adicionado a vertente social como tema. O FC Porto escolheu a cinoterapia, uma nova abordagem terapêutica que utiliza cães no auxílio ao tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais, para a realização do vídeo.

Em associação com a Dogga, escola de cães responsável pelas terapias, o projeto GAIAaprende+I e a CERCI Gaia, com quem foi estabelecido um protocolo de colaboração, a ideia base passou por exemplificar as potencialidades da cinoterapia na evolução individual e em grupo, proporcionando um dia especial ao plantel Sub-19 e a um conjunto de crianças com necessidades especiais.

“A missão é com um cão ajudar o menino a atingir objetivos. Com a ajuda do cão, um menino especial pode tornar-se num jogador de futebol, pode marcar um golo”, explica Manuela Vilas-Boas, responsável da Dogga.

O cão acaba por funcionar como elemento facilitador e motivador, podendo ser utilizado em diversos cenários. Se o objetivo for trabalhar o desenvolvimento motor, poderão ser realizadas gincanas, onde a criança imita o cão, para problemas emocionais tenta-se estabelecer uma ligação com o cão e no caso de dificuldades de aprendizagem, a ideia é inserir o cão na resolução de conteúdos académicos.

Mário Silva, treinador da equipa de Sub-19 do FC Porto, destacou o valor da cinoterapia aplicada ao futebol: “É possível com um animal exemplificar o que pretendemos para o próprio exercício. Foi interessante verificar que pode haver um transfere deste momento para o momento no campo em que possa existir o estímulo do golo, que é o momento mais importante do jogo.”

O trabalho do FC Porto neste campo convenceu também Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. “É dos projetos mais extraordinários que tenho vivido enquanto Presidente de Câmara. Sentimos que mexemos na vida e no desenvolvimento de crianças com particularidades muito especificas que só têm este tipo de apoios. Estamos desta forma a moldar o futuro das crianças. A inspiração dos terapeutas e do FC Porto que sirva para disseminar o projeto”, desejou. .

+ notícias: FC Porto

FC Porto vence na casa do Águas Santas, por 34-18, e conquista do 23.º título nacional

O FC Porto sagrou-se nesta sexta-feira Tricampeão nacional de andebol ao triunfar no reduto do Águas Santas, por 34-18, na 29.ª e penúltima jornada do campeonato. O 23.º título de campeão da história do andebol portista está assim carimbado a uma ronda do fim do Andebol 1, no qual o FC Porto soma 85 pontos, mais cinco do que o Benfica e mais seis do que o Sporting, que tem menos um encontro disputado.

Gonçalo Alves: "Tudo vai ser decidido em pormenores"

No primeiro jogo das meias-finais do play-off do campeonato nacional, a equipa de hóquei em patins recebe o Barcelos no Dragão Arena (sábado, 15h00, Porto Canal/FC Porto TV). Na antecâmara da estreia nesta fase da competição, Gonçalo Alves frisou a vontade de “começar com uma vitória no Dragão” a eliminatória frente a um Barcelos “sempre imprevisível”, que tem “jogadores que têm faro de golo”. Contra os minhotos, tem sido sempre “até ao último segundo”, pelo que o jogo será “decidido em pormenores”. Um desses é o público, que o 77 portista espera que compareça em grande número: “É importante os adeptos comparecerem no sábado, precisamos sempre da força deles”.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.