Utentes dizem que a reabertura de troço da Linha do Douro decorreu com normalidade

| Norte
Porto Canal com Lusa

A reabertura do troço da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Caíde decorreu esta segunda-feira com normalidade, após quatro meses encerrado para obras, disse o presidente da Comissão de Utentes da Linha do Douro.

Atualizado 12-04-2019 12:48

"Tudo correu bem", afirmou António Pereira, em declarações à Lusa, referindo-se à viagem que efetuou, logo pela manhã, de Marco de Canaveses ao Porto, já não precisando de utilizar, nos períodos de maior procura, o autocarro na ligação até Caíde.

"As pessoas estão satisfeitas com o fim do transbordo", acrescentou, enquanto lembrava que, apesar do transtorno, aquele transporte alternativo assegurado pela CP funcionou de forma aceitável para os utentes.

A reabertura da linha, hoje concretizada, permite retomar a frequência de comboios anterior ao início dos trabalhos, com exceção do último (00:10), cujo transbordo continuará a ser feito por autocarro, devido aos trabalhos em período noturno ao longo do mês de abril.

As obras de eletrificação da Linha do Douro, entre as estações ferroviárias de Marco de Canaveses e Caíde, foram iniciadas a 26 de novembro e prolongaram-se por cerca de quatro meses, mais um mês do que a previsão inicial.

António Pereira disse hoje que os habituais passageiros do transporte ferroviário na Linha do Douro, até Marco de Canaveses, esperam agora "com entusiasmo" a chegada dos suburbanos elétricos do Porto àquela cidade do Baixo Tâmega.

Apesar de o troço de 14,4 quilómetros ter sido hoje reaberto à circulação, durante cerca de dois meses o serviço será assegurado por composições a diesel, enquanto decorrer o processo de certificação da eletrificação do lanço entre Caíde e Marco.

A CP prevê que os comboios suburbanos entrem em funcionamento em junho naquele lanço da Linha do Douro.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.