Incêndio em Esposende dado como dominado às 17:45

| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que desde as 06:00 lavra em Esposende, distrito de Braga, foi dado como dominado às 17:55, depois de na última hora o combate ter tido "uma evolução muito favorável", disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Atualizado 27-03-2019 11:20

Das três frentes deste incêndio, pelas 16:20, apenas uma permanecia ativa, tendo sido combatida por um meio aéreo e 108 bombeiros, apoiados por 36 veículos, informou a página da Proteção Civil na Internet.

O incêndio deflagrou pelas 06:11, na freguesia de Palmeira de Faro e Curvos, no concelho de Esposende, tendo decorrido essencialmente em espaço florestal, não tendo durante o combate "se registado qualquer ferimento" entre os bombeiros que fizeram o combate.

A autoestrada A28, entre os nós de Esposende e Antas, esteve cortada ao trânsito durante cerca de oito horas, tendo sido reaberta cerca das 16:00, disse fonte municipal.

Em declarações à Lusa, Júlio Melo, técnico de Proteção Civil da autarquia e adjunto do Comando dos Bombeiros de Esposende, disse que, devido ao fumo do incêndio, as duas escolas do Agrupamento de Marinhas foram evacuadas esta manhã.

De acordo com informação disponível na página da Internet do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, "devido à deflagração de um incêndio nas proximidades das escolas básicas António Rodrigues Sampaio e de Rio de Moinhos, a Proteção Civil e a Direção da escola tomaram a decisão de evacuar" os estabelecimentos de ensino.

"Como tal, as escolas encontram-se encerradas durante o dia de hoje, retomando a sua atividade normal no dia de amanhã, se as condições o permitirem", acrescenta a nota informativa.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.