Associação de solidariedade CAIS na lista dos beneficiários da Fundação da FIFA

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 25 mar (Lusa) -- A associação de solidariedade social portuguesa CAIS integra a lista de 93 entidades que beneficiarão do apoio da Fundação da FIFA em 2019, com um orçamento total de cerca de 2,7 milhões de euros, informou hoje a organização.

A gama de iniciativas sociais apoiadas pela Fundação da FIFA, ainda de acordo com o organismo, "é muito ampla e inclui programas em áreas diversificadas como a educação, saúde, construção da paz, refugiados, liderança e igualdade de género".

A CAIS, que tem como missão contribuir para o melhoramento global das condições de vida de pessoas sem casa, social e economicamente vulneráveis, é a única associação portuguesa a beneficiar do apoio da Fundação da FIFA em 2019.

A lista de 93 organizações sociais apoiadas pela Fundação da FIFA em 2019 é maioritariamente africana e inclui ainda 10 entidades brasileiras.

"O poder do futebol é ilimitado. Todos juntos devemos aproveitar esta oportunidade para levantar mais questões e ajudar as pessoas a sentirem-se integradas", disse o futebolista camaronês Samuel Eto'o, durante um treino com jovens refugiados de um programa apoiado pela Fundação da FIFA.

O programa da Fundação da FIFA segue requisitos claros e os pedidos de apoio só são aceites por organizações não-governamentais sem fins lucrativos (ONG) que sejam não discriminatórias, política e religiosamente independentes e que já executem programas estabelecidos utilizando o futebol para abordar questões sociais e visar crianças ou jovens.

Para garantir a legitimidade de todos os projetos e o uso apropriado dos fundos, os solicitantes devem fornecer declarações financeiras totalmente auditadas e também garantir que outros doadores fornecerão financiamento igual ou superior ao financiamento fornecido pela Fundação da FIFA.

APS // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.

Sérgio Conceição: "Podíamos e devíamos ter entrado de outra forma"

O FC Porto regressou ao trilho das vitórias na Liga ao vencer o Desportivo de Chaves, por 3-0, na 32.ª jornada da prova. No rescaldo do encontro decidido por Francisco Conceição, Evanilson e Mehdi Taremi, Sérgio Conceição sublinhou a necessidade de mostrar “grande ambição, empenho e determinação” para complementar a “estratégia e organização” de um grupo de “profissionais” com “mais qualidade individual do que o adversário”. “Temos que aproveitar mais isso, independentemente de já não termos possibilidades no campeonato. Há sempre o representar um clube como o FC Porto e a paixão pelo futebol”, explicou o técnico portista.