NorteShopping inaugura exposição que junta Edgar Degas, Paula Rego e Helena de Medeiros

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 22 mar (Lusa) - A exposição "Edgar Degas. No mundo do Ballet. Com a participação especial de Paula Rego e Helena de Medeiros", vai ser inaugurada no dia 11 de abril, nas Praças Centrais do centro comercial NorteShopping, anunciou hoje a empresa.

A exposição será composta por 26 gravuras originais do pintor francês Edgar Degas, às quais se vão juntar recriações em fotografia de cinco obras de Degas, pela bailarina Carlota Rodrigues, quatro obras da pintora Paula Rego, cedidas pela Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, seis figurinos e uma pintura de Helena de Medeiros.

A mostra, que homenageia o mundo do Ballet, baseia-se na obra "Degas. Danse. Dessin", do escritor Paul Valéry, que "transmite a imagem poética e fragmentária da arte do pintor, uma dedicatória de Valéry a Degas, resultado de uma amizade de vinte anos entre os dois artistas", explicou o centro comercial em comunicado.

Edgar Degas, pintor impressionista francês falecido em 1917, ficou conhecido pelas suas pinturas femininas, sobretudo bailarinas, e também pelo efeito de movimento retratado nas suas obras.

A exposição "Edgar Degas. No Mundo do Ballet. Com a participação especial de Paula Rego e Helena de Medeiros" pode ser visitada entre os dias 11 de abril e 30 de maio, nas Praças Centrais do NorteShopping, todos os dias, das 10:00 às 24:00, com entrada livre.

A mostra no NorteShopping tem paralelo na iniciativa "A Arte chegou ao Colombo", que em 2017, apresentou "O Mundo Fantástico de Paula Rego", em colaboração com a Casa das Histórias e a Fundação D. Luís I, de Cascais.

Esta mostra mobilizou 224.500 visitantes, em três meses.

JZBA/MAG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.