Brexit: Presidente do Conselho Europeu faz declaração hoje à tarde em Bruxelas

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 20 mar (Lusa) -- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, vai fazer uma declaração hoje à tarde, em Bruxelas, sobre o pedido de adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia até 30 de junho apresentado pela primeira-ministra britânica.

A declaração terá lugar na sede do Conselho Europeu às 17:00 locais (16:00 de Lisboa), informou a instituição.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou hoje que pediu um adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) até 30 de junho.

Ativado pelo Governo britânico em 2017, o artigo 50.º do Tratado da UE determina dois anos de negociação para um estado membro sair da UE, prazo que acaba a 29 de março e que está inscrito na legislação britânica.

Bruxelas acolhe entre quinta e sexta-feira um Conselho Europeu, no qual os chefes de Estado e de Governo da UE a 27 deverão discutir o pedido britânico, que terá de ser aprovado de forma unânime, de modo a prevenir uma saída desordenada já no final da próxima semana.

ACC (AMG/BM) // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro acusa Governo de Costa de aprovar resoluções "sem cabimentação orçamental"

O primeiro-ministro acusou no sábado à noite o anterior Governo de ter aprovado resoluções "sem cabimentação orçamental" e assegurou que, apesar do défice do primeiro trimestre, “o Governo vai gerir a situação”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".