Despesa da administração pública portuguesa em linha com média da UE em 2017

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 15 mar (Lusa) -- Portugal teve em 2017 uma despesa total da administração pública de 45,7% do PIB cabendo a maior fatia à proteção social (17,4%), em linha com a União Europeia (45,8% e 18,8%, respetivamente), segundo o Eurostat.

A França, com 56,5% do Produto Interno Bruto (PIB), foi o país que maior percentagem de despesa pública apresentou, seguida da Finlândia (54,2%), Bélgica (52,2%) e Dinamarca (51,2%) e a Irlanda (26,3%), a Lituânia (33,1%), a Roménia (33,7%) e a Bulgária (35,1%) os que registaram menor despesa pública.

Em todos os Estados-membros, em 2017, a proteção social foi a área onde se registou a maior fatia de despesa pública com o rácio a variar entre os 9,5% na Irlanda e os 24,9% na Finlândia.

Na área da proteção social, o apoio à terceira idade foi o setor que registou a maior percentagem de despesa pública em todos os Estados-membros, com destaque para a Finlândia e a Grécia (13,8% cada), seguindo-se França e Itália (13,4% cada).

Portugal registou um rácio de 11,7% do PIB de despesa pública com a terceira idade, acima da média da UE (10,1%).

A saúde representou 6,0% da despesa pública em Portugal (UE com 7,0%), com a Dinamarca (8,4%), a Áustria (8,2%) e a França (8,0%) a registarem os maiores rácios.

IG // EA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".