Pena suspensa para homem que atropelou genro e idosa que veio a falecer

| Norte
Porto Canal / Agências

Águeda, 17 fev (Lusa) - O Tribunal de Águeda condenou hoje a três anos e nove meses de prisão, com pena suspensa, um sexagenário acusado de atropelar um genro e uma idosa, que veio a falecer dias depois do acidente.

Durante a leitura do acórdão, que decorreu hoje, o tribunal deu como provado que o homem, de 62 anos, atingiu as duas vítimas "com o propósito de as molestar fisicamente".

Durante o julgamento, o arguido justificou o seu comportamento, alegando que estaria a tentar desviar-se de uns blocos de cimento atirados por alguns populares contra o seu veículo, mas o coletivo de juízes não deu credibilidade a estas declarações.

O tribunal também não deu como provado que o arguido tenha ingerido bebidas alcoólicas em casa, após os atropelamentos, "por estar desesperado" com o sucedido, tal como a defesa sustentava.

O homem, que estava acusado de dois crimes de ofensa à integridade física qualificada, um dos quais agravado pelo resultado, e um crime de condução em estado de embriaguez, foi condenado, em cúmulo jurídico, a uma pena única de três anos e nove meses de prisão.

O arguido terá ainda de pagar uma multa de 375 euros e fica proibido de conduzir veículos motorizados pelo período de quatro meses.

Apesar de considerar a situação grave e de o arguido não revelar arrependimento, o tribunal decidiu suspender a pena, por acreditar que a ameaça de prisão "será suficiente para o afastar de se envolver em situações semelhantes".

"Isto é um cheque em branco que o tribunal lhe passa. Cabe a si demonstrar que é merecedor da suspensão da pena", disse o juiz-presidente, após a leitura do acórdão.

O caso ocorreu em 06 de janeiro de 2013, cerca das 13:00, no lugar de A-dos-Ferreiros, em Águeda, quando o condutor atropelou o companheiro da filha, sem gravidade, e atingiu a idosa, que caiu ao chão, passando com a roda traseira da viatura por cima das suas pernas.

A mulher, de 79 anos, foi transportada para o Hospital de Aveiro e depois foi transferida para o serviço de ortopedia do Hospital de Águeda, onde veio a falecer quatro dias mais tarde, em consequência das lesões sofridas.

Após o acidente, o arguido foi submetido ao teste de alcoolemia, tendo acusado uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,56 gramas/litro.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.