Ponte românica em Ponte de Lima reabilitada após derrocada do último inverno

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, 17 fev (Lusa) - A ponte românica sobre o rio Estorãos, em Ponte de Lima, que há cerca de um ano esteve em risco de colapso devido às cheias, já foi totalmente reabilitada, disse hoje à Lusa fonte do município.

A intervenção de consolidação, reparação e beneficiação daquela ponte foi concluída durante o mês de janeiro último e resultou de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), entretanto aprovada.

A ponte sofreu uma derrocada parcial num pilar, a 14 de dezembro de 2012, provocada pelas cheias no rio Estorãos, afluente do Lima. Esteve cortada ao trânsito automóvel até janeiro de 2013, obrigando a população a um desvio superior a cinco quilómetros.

"A segurança foi restabelecida e agora está de 'pedra e cal', até porque nos últimos dias já voltou a sofrer com as cheias, mas sem problemas", afirmou à Lusa fonte do executivo municipal de Ponte de Lima.

Depois de uma primeira intervenção de consolidação do pilar central, com a colocação de uma estrutura metálica de suporte e contenção com vários metros de comprimento, a autarquia avançou em 2013 com esta obra global, que custou mais de 40 mil euros, comparticipada em 85% por fundos comunitários.

Dada a importância daquela ponte, secular e classificada, os trabalhos foram acompanhados por técnicos do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR).

PYJ // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atualização. Peregrina dos Caminhos de Santiago atropelada por comboio em Cerveira

Uma peregrina que fazia os Caminhos de Santiago foi atropelada mortalmente por um comboio na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.

Capotamento em Famalicão faz dois encarcerados

O despiste de uma carrinha na Estrada Nacional 206, na freguesia de Gavião, em Famalicão, seguido de capotamento fez dois encarcerados que tiveram de ser retirados pela equipa de emergência que foi mobilizada para o acidente.

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.