PJ faz buscas a instituição de solidariedade social de Melgaço

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga realizou esta quinta-feira buscas domiciliárias e à sede de uma instituição particular de solidariedade social de Paderne, em Melgaço, relacionadas com a gestão daquela associação, disse à Lusa fonte daquela força policial.

Atualizado 02-03-2019 14:42

A mesma fonte adiantou que as buscas "realizaram-se no âmbito de uma investigação em curso há algum tempo e que resultou de denúncias".

A fonte referiu ainda que a investigação "está numa fase de averiguação e análise documental".

Em causa está a Associação Social e Cultural Dona Paterna (ASCDP), fundada em 20 de maio de 2002, que presta apoio domiciliário e dispõe de centro de dia e um lar.

À Lusa, o presidente da associação, Rui Pinho, disse tratar-se de uma "tentativa" de o "caluniar e difamar por razões políticas", por também exercer o cargo de presidente da junta de freguesia de Paderne.

"Isto são tudo questões políticas. A investigação tem quase quatro anos e foi despoletada por denúncias anónimas para me tentar achincalhar", referiu.

"Se a PJ tivesse encontrado alguma coisa grave já me tinha inibido de ser presidente. Antes pelo contrário. Há mais de quatro anos emprestei à associação, sem juros, 28 mil euros que ainda não os consegui tirar de lá", reforçou.

Disse que aquele dinheiro "serviu para pagar os salários dos funcionários e para fazer obras na sede da associação".

"Estou de consciência tranquila. Estou na associação porque gosto de ajudar. Nunca de lá tirei um cêntimo. O meu maior prazer é ajudar as pessoas que precisam. O meu registo criminal está limpinho ao contrário do registo criminal da pessoa que suspeito ser o autor das denúncias", reforçou.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista afirmou que o município "deu apoios pontuais à associação, aquando do início da sua atividade, tenho, através de protocolo, formalizado a cedência da antiga escola primária de Paderne para a instalação das respostas sociais".

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.