PCP quer conhecer condições ambientais de pedreiras em Fátima

| País
Porto Canal / Agências

Fátima, 14 fev (Lusa) -- O Partido Comunista Português (PCP) quer conhecer as condições ambientais das pedreiras que funcionam dentro de Boleiros, freguesia de Fátima, considerando existirem na localidade várias explorações que "tornam insuportável a vida das populações".

Numa pergunta dirigida ao ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, o deputado António Filipe, eleito pelo distrito de Santarém, pretende saber a avaliação do Governo, de coligação PSD/CDS-PP, às condições ambientais em que funcionam as pedreiras e que medidas tenciona o Governo adotar para garantir um mínimo de qualidade de vida à população.

O pedido segue-se a uma visita a Boleiros na qual o PCP constatou "os impactos negativos que a exploração de pedreiras paredes meias com as casas de habitação aí existentes provoca no dia-a-dia das populações".

"O ruído da extração é ensurdecedor, as poeiras são insuportáveis e o trânsito constante de camiões põe em causa permanentemente a segurança das pessoas", sustenta o deputado, salientando que "esta situação tem vindo a liquidar as condições de vida em Boleiros", com a "população mais jovem" a desistir de aí viver e afetando a "saúde e qualidade de vida" dos mais velhos.

Segundo António Filipe, "apesar destas situações serem conhecidas há muito tempo, nada tem sido feito para alterar estas condições", e lembrou um comunicado da Câmara de Ourém que apontava a impossibilidade dos habitantes terem "uma qualidade de vida aceitável".

No mesmo comunicado, acrescenta o parlamentar, o município anunciou "ter desencadeado um processo de fiscalização administrativa" visando uma vistoria às pedreiras do concelho, a efetuar pela Direção Regional de Economia e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

"Como se não bastasse a situação atual, estão em curso processos de licenciamento de novas áreas de exploração de pedreiras em Boleiros, ligando as já existentes e aumentando muito significativamente a área respetiva, em plena localidade", alerta António Filipe, que quer também conhecer o resultado da vistoria solicitada pela autarquia e qual a posição do Executivo perante a pretensão de licenciamento de novas áreas de pedreiras no lugar.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.