Sindicato dos Enfermeiros diz que urgência está em rutura no Hospital de Aveiro

Sindicato dos Enfermeiros diz que urgência está em rutura no Hospital de Aveiro
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses considera que se vive uma “situação de rutura” na urgência do Centro Hospitalar Baixo Vouga, com 40 a 50 doentes acumulados nos corredores, em todos os turnos.

Em comunicado, aquele sindicato reafirma a “urgente necessidade de admissão de enfermeiros para todo o Centro Hospitalar Baixo Vouga, nomeadamente para o serviço de Urgência”.

“Não temos dúvidas em afirmar que, a manter-se esta situação no Serviço de Urgência Geral, poderá estar em causa a qualidade e segurança dos cuidados prestados. Os enfermeiros estão no limite e é impossível continuar a trabalhar nestas condições refere comunicado sindical.

O SEP diz que “não sendo esta uma situação nova, a mesma se tem vindo a agudizar, sem que tenham sido tomadas medidas no sentido de a colmatar”.

“O que atualmente se verifica é o aumento do número de doentes existentes nos corredores do serviço (entre 40 a 50 em todos os turnos) que aguardam internamento de Medicina Interna”, sendo que esse aumento de doentes e horas de cuidados de enfermagem que são necessários prestar não tem sido acompanhado pelo necessário reforço do número de enfermeiros no serviço/turnos”, descreve aquele sindicato.

Contactada pela Lusa, a administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga esclarece que a situação atual da Urgência “se enquadra num pico de afluência contingencial, refutando a situação de caos” referida no comunicado sindical.

“A afluência ao Serviço de Urgência, quer de Aveiro quer de Águeda, tem vindo a aumentar desde o início do mês de janeiro, o que coincide com o aumento da atividade gripal”, refere o conselho de administração.

Aquele órgão dá conta de que “foi acionado, à semelhança de anos anteriores, o Plano de Contingência que, entre outras medidas, contempla a abertura de 43 camas extra e o reforço das equipas médicas, de enfermagem e assistentes operacionais”.

A administração hospitalar garante mesmo que “comparada com o mesmo período do ano anterior, a média da procura é equivalente” e perspetiva que a atividade gripal entre numa fase decrescente nos próximos dias, com a total regularização do movimento da Urgência.”

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.