Câmara acusa Governo de "criar problema" com contas da Porto Vivo

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 11 jun (Lusa) -- A Câmara do Porto acusou hoje o Governo de criar "um facto político" e gerar "um problema onde ele não existe" ao enviar as contas da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) do Porto para a Inspeção-Geral de Finanças (IGF).

"Política e economicamente, a gestão [do dossier pelo Estado] não podia ser mais desastrada", disse à Lusa a autarquia, em resposta à revelação de hoje da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre o envio das contas de 2012 da SRU -- Porto Vivo para a IGF.

Para a autarquia, a decisão revela a necessidade de criar um facto político" e "o Governo está a criar um problema onde ele não existe, mexendo na confiança dos investidores que, face à crise, têm sido generosos relativamente à aposta que têm feito na Baixa do Porto".

"A decisão é triste, porque revela desconhecimento de matéria relativamente simples e, se calhar, revela também a necessidade de criar um facto político", acusa a Câmara do Porto.

Em resposta escrita enviada à Lusa, a autarquia sublinha que "não foi informada" do envio das contas para a IGF e lembra que os números estão legalmente certificados e são simples de entender.

"As contas da SRU estão legalmente certificadas por um dos Revisores Oficiais de Contas mais prestigiados do país e foram explicadas até à exaustão na Assembleia Geral (AG). São simples de entender", informa a Câmara do Porto.

A AG a que a autarquia se refere realizou-se a 18 de abril e terminou com o chumbo das contas da SRU por parte do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), acionista maioritário (com 60% do capital social) da empresa, em representação do Estado.

Na mesma reunião, o IHRU chumbou a lista proposta pela Câmara para o Conselho de Administração da empresa, revelou a autarquia à Lusa na terça-feira, dia em que o IHRU voltou a ter um representante naquele órgão da SRU, em funções desde dezembro de 2011 e sem presidente desde o fim de 2012.

A próxima AG da SRU está agendada para 10 de julho, revelou hoje a autarquia.

A Câmara ainda não tem quaisquer informações por parte do IHRU relativamente ao pagamento da dívida de 2,5 milhões de euros, referente à reposição do prejuízo da empresa relativo a 2010 e 2011, bem como em relação a uma reestruturação da estrutura da sociedade.

Assunção Cristas reiterou hoje no parlamento a intenção do Governo de sair da administração da SRU Porto Vivo, alegando que o Estado "não deve ser duplamente financiador e acionista".

A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território revelou ainda que as contas de 2012 da Porto Vivo foram enviadas para a IGF

Durante uma audição na comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local sobre a situação daquela empresa, Assunção Cristas defendeu a necessidade de ser avaliada a "transparência e clareza" das contas, recordando que inicialmente foi apresentado um prejuízo de nove milhões de euros e depois de sete milhões de euros.

A IGF deverá explicar "o porquê deste aumento de prejuízos", disse a ministra, lembrando que a intervenção no Quarteirão das Cardosas, no centro histórico do Porto, previa um lucro de um milhão de euros e "nunca se projetaram" estas contas.

A Assembleia da República aprecia esta quarta-feira quatro projetos de resolução, apresentados pelo PS, pelo PSD, pelo CDS e pelo PCP, relativos à SRU Porto Vivo.

ACG (JH).

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.