É errado colocar os problemas económicos à frente dos ecológicos

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 13 fev (Lusa) -- O astrofísico Hubert Reeves considera que a noção de que a economia tem prioridade sobre a ecologia está errada e que, a existir um "ponto sem regresso" em termos de alterações climáticas, o planeta está a aproximar-se dele.

Numa entrevista à Lusa antes de protagonizar uma conferência hoje na Porto Business School subordinada ao tema "Cosmos, Sustentabilidade e Responsabilidade", o cientista franco-canadiano afirmou que a situação do planeta agravou-se nos últimos anos, tendo regressado a ideia de que a "economia está primeiro".

"A ideia que passa é que temos de resolver os problemas económicos antes dos problemas ecológicos. E isso está errado, porque se não tivermos ecologia não teremos economia. A economia está muito dependente do estado da situação", afirmou o autor de "Onde cresce o perigo surge também a salvação".

Reeves, recetor de inúmeras distinções ao longo das décadas de trabalho, exemplificou a "destruição" da biodiversidade do planeta com os casos das minhocas, "fundamentais para manter a fertilidade do solo", e das abelhas.

"Estamos a destruir as ofertas gratuitas da natureza, das quais beneficiamos", afirmou o também presidente da Associação Humanidade e Biodiversidade e ex-diretor do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS, no original), em França.

O cientista e professor associado da Universidade de Montreal lembra que se costumava dizer que não seria sustentável "ir além de mais dois graus de temperatura", um cenário que está agora em vista: "A situação está a piorar e se há algo como um ponto sem regresso estamos certamente a aproximar-nos dele."

Com quatro filhos e oito netos, Reeves reconhece que a preocupação com o futuro da família é um dos motivos que o move, mostrando-se "muito preocupado com qual vai ser o estado do planeta daqui a 50 anos, pode ser muito mau, pode ser melhor, ninguém sabe".

Hubert Reeves estabelece a distinção entre uma história "bela" e uma história "menos bela", sendo a primeira a criada pela Natureza e a segunda a dos humanos, que, pela sua própria mão, estão a ameaçar a sustentabilidade do planeta.

"O problema connosco é que somos os melhores em tudo, os melhores e os piores, é algo fantástico. O facto de termos livre arbítrio significa que podemos fazer coisas muito grandes como bombas atómicas. Não sei quão livres são as formigas, provavelmente não muito, mas pelo menos não são perigosas. Por que é assim? Não sei", reconhece o octogenário.

TDI // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.