Autarcas defendem medidas preventivas no Programa da Orla Costeira Caminha-Espinho

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jan (Lusa) -- Autarcas de seis municípios que integram o Programa da Orla Costeira Caminha-Espinho [POC-CE] consideraram hoje, no parlamento, "inquestionável" a necessidade de medidas preventivas no âmbito das alterações climáticas, criticando a falta de consulta prévia na elaboração do plano.

Numa audição conjunta sobre POC-CE, a requerimento do grupo parlamentar do PSD, na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, foram convidados os nove municípios envolvidos, dos quais marcaram presença seis, designadamente Porto, Póvoa de Varzim, Espinho, Esposende, Vila do Conde e Caminha.

O presidente da Câmara de Póvoa de Varzim, Aires Pereira disse que o plano foi "feito a partir do 'Google'", sem "visita aos locais", e considerou que o POC-CE devia "verter" as posições de "quem está mais próximo do território", desde os autarcas às populações.

O autarca da Póvoa de Varzim criticou, ainda, a existência de "dois pesos e duas medidas" para edificações na mesma zona de risco e o orçamento de cerca de 500 milhões de euros para a implementação do programa em dez anos, defendendo que "não corresponde" e "engana todos", uma vez que o valor contabiliza 200 milhões de euros em obras no Porto de Leixões.

Salientando o "esforço" do ministro do Ambiente em ouvir agora as preocupações dos autarcas, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que se está a "correr atrás do prejuízo" por se ter optado pela centralização do processo, sem consulta prévia dos municípios.

Como principais discordâncias ao POC-CE, Rui Moreira indicou as normas aplicáveis à identificação e limitação da linha de margem, que "são extremamente restritivas" e que afetam vias de comunicação e de estacionamento, propondo como solução para a cidade do Porto o modelo que existe nas Regiões Autónomas.

"A equipa que elaborou esta proposta, pelo menos, ao município do Espinho nunca foi, nunca fui visitado", disse o presidente da Câmara, Pinto Moreira, frisando que o plano não reflete a realidade de cada concelho e "trata todos os concelhos da mesma forma".

Apoiando a ideia de que o POC-CE devia ter sido elaborado com a participação das populações, o autarca de Espinho declarou que "o primeiro objetivo não devia ser a segurança e o risco planeado, mas a proteção" e que orçamento estimado "é manifestamente irrisório" e não contempla verbas para o realojamento e indemnização das populações afetadas pelas demolições de edifícios.

Na perspetiva do presidente da Câmara de Esposende, António Pereira, é preciso "compatibilizar o interesse da intervenção com os interesses dos particulares", no caso de expropriações, e o plano tem que ser "mais ajustado à realidade dos municípios".

"Concordamos com as demolições, mas com a hipótese de salvaguarda da costa", reforçou o autarca de Esposende, acreditando que a maioria dos problemas do POC-CE possa ser resolvida, através do diálogo "produtivo" que está a ser feito com o ministro do Ambiente.

Segundo o vereador da Câmara de Vila do Conde Paulo Carvalho, uma das principais lacunas do POC-CE é que conflitua com o Plano Diretor Municipal, porque "não se conseguiu casar estes dois instrumentos de gestão territorial".

O autarca de Vila do Conde contestou, também, a escolha do modelo, em que "a matriz esquece a informação empírica das populações".

"Não metemos a cabeça na areia e não esquecemos o que está a acontecer na nossa costa", assegurou o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, referindo que o POC-CE, "no essencial, cumpre a sua função, mas cumprirá melhor se as alterações preconizadas pelos municípios forem consideradas na versão final".

Sobre a participação das populações, Miguel Alves reconheceu que nem sempre foi considerada no processo, apesar de ser "fundamental".

Dos nove municípios envolvidos no POC-CE, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo e Matosinhos não compareceram à audição conjunta no parlamento.

A proposta do POC-CE determina a demolição de 34 edifícios, bem como centenas de casas de 14 núcleos habitacionais e vários restaurantes.

SYSM (VSYM) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.