Câmara de Lisboa abrigou mais de 400 pessoas sem-abrigo devido ao frio

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jan (Lusa) - A Câmara Municipal de Lisboa informou hoje que foram recebidas 451 pessoas e servidas 886 refeições durante a fase amarela do plano de contingência para proteger as pessoas em situação de sem-abrigo, ativada entre quarta-feira e domingo.

Numa nota enviada às redações, o município informa que, além das 451 pessoas, foram recebidos 10 animais de companhia em situação de sem-abrigo.

O comunicado acrescenta que "foram servidas um total de 886 refeições", das quais "670 refeições ligeiras" e "683 bebidas como chá, café, leite, sumos e água".

"O dispositivo contou com quatro carrinhas para transporte de pessoas, com motorista e técnicos sociais das várias instituições parceiras da Câmara Municipal", pode ler-se na mesma nota.

A autarquia lisboeta, liderada pelo socialista Fernando Medina, destaca que, a partir do Pavilhão Casal Vistoso, "houve 150 encaminhamentos para pernoita para cinco centros de acolhimento e um pavilhão" e "foram referenciadas e tratadas 32 pessoas com problemas de saúde, sendo que três delas tiveram encaminhamento hospitalar".

Assim, "o dispositivo do Pavilhão do Casal Vistoso voltará a ser ativado caso se voltem a verificar as temperaturas mínimas dos últimos dias", sublinha a câmara municipal.

O plano está neste momento na fase azul, "em que à monitorização da Proteção Civil se acrescenta um reforço das equipas técnicas de rua para a distribuição de agasalhos e bebidas quentes".

A fase amarela do plano de contingência da Câmara de Lisboa para proteger as pessoas em situação de sem-abrigo do frio foi ativada na quarta-feira às 17:00, disse na terça-feira à Lusa o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo (BE - partido que tem um acordo de governação do concelho com o PS).

No mesmo dia, o autarca informou que o Pavilhão Municipal Casal Vistoso iria ficar aberto para que as pessoas pudessem "aceder a refeições quentes, dormir com temperatura adequada e também roupa quente", bem como as estações de metro do Oriente, Saldanha, Intendente, Rossio e Santa Apolónia durante o período noturno, até que a fase amarela fosse desativada.

Já na quarta-feira, a Junta de Freguesia da Estrela anunciou que o pavilhão desportivo da Lapa também se encontrava disponível para acolher pessoas em situação de sem-abrigo.

TYS (FYM) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.