Governo dos Açores aprova obras para tirar amianto das escolas até 2017

| País
Porto Canal / Agências

Horta, 11 fev (Lusa) -- O Conselho do Governo dos Açores aprovou 26 milhões de euros de investimentos públicos que preveem, por exemplo, a selagem de quatro lixeiras e a remoção do amianto de todas as escolas da região até 2017.

Os investimentos em causa estavam já previstos e "devidamente calendarizados" na Carta Regional das Obras Públicas lançada no ano passado e foram aprovados pelo Conselho do Governo dos Açores numa reunião na segunda-feira, na Horta, anunciou hoje o secretário regional Vítor Fraga, numa conferência de imprensa.

Neste contexto, e como previa aquela carta das obras públicas, serão antecipados os prazos máximos que estavam definidos para a remoção de amianto das seis escolas dos Açores onde este material foi identificado (escolas da Calheta, Capelas, Rabo de Peixe, Lagoa, Arrifes e Canto da Maia, esta em Ponta Delgada).

As obras nestas escolas arrancarão até ao próximo ano e estarão concluídas em 2017, segundo uma informação da Secretaria Regional da Educação divulgada na segunda-feira à agência Lusa.

Assim, na EBS da Calheta, na ilha de São Jorge, as obras estão em fase de concurso e têm início previsto ainda para este ano, com conclusão em 2017.

Noutras quatro (EBI das Capelas, EBI Canto da Maia, EBI dos Arrifes e EBI de Rabo de Peixe, todas na ilha de São Miguel), as obras arrancam em 2015 e devem estar acabadas em 2017. Na EBI da Lagoa, também em São Miguel, as obras iniciam-se em 2016 e terminam em 2017.

Outro destino dos 26 milhões de euros de investimento público agora aprovado é a selagem de duas lixeiras a céu aberto nas Flores e mais duas na Graciosa, assim como a "requalificação e proteção da rede hidrográfica" das ilhas das Flores e São Miguel, segundo o comunicado do Conselho do Governo hoje divulgado.

A repavimentação do cais, a pavimentação do acesso ao terminal de combustíveis e a instalação da rede de incêndios no porto da Praia da Vitória estão também incluídos nestes investimentos, que abrangem ainda o prolongamento do molhe cais do porto das Velas e intervenções em estradas regionais, entre outras obras.

Na reunião de segunda-feira, o Governo Regional decidiu ainda contratar por três anos, através de um concurso público internacional, "serviços de comunicações de voz e dados" para a administração pública regional, esperando obter uma poupança de 30%.

MP // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.