PS abandona comissão que investiga construções na escarpa da Arrábida no Porto

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 11 dez (Lusa) - O PS do Porto abandonou a comissão de inquérito às construções na Arrábida, alegando que "o grupo municipal de Rui Moreira usou a posição maioritária que detém para recusar discutir o relatório".

Num comunicado divulgado hoje, a bancada socialista na Assembleia Municipal do Porto refere que, "perante a recusa do grupo municipal de Rui Moreira em debater ou sequer votar o relatório, e face à proposta ultrajante de demissão do relator, com aprovação garantida graças à maioria absoluta de Rui Moreira, o Partido Socialista abandonou os trabalhos da comissão".

Os socialistas sublinham que o grupo municipal do presidente da autarquia, Rui Moreira (independente), propôs a destituição do relator, o socialista Pedro Braga de Carvalho, numa "atitude inédita de intolerância e perseguição política".

No comunicado, intitulado "Condicionamento e parcialidade da Comissão da Arrábida dita afastamento do PS", os socialistas recordam que Pedro Braga de Carvalho tinha sido designado relator da comissão por unanimidade e defendem que o relatório produzido "é um documento sério e rigoroso".

Segundo os socialistas, o relatório "espelha de forma objetiva e factual as conclusões dos trabalhos desenvolvidos ao longo das últimas semanas nesta comissão, após audição de 11 personalidades e de uma análise crítica a centenas de documentos".

Para o PS, Rui Moreira poderia, "se fosse capaz, propor alternativas, mas não o fez", pelo que, destacam, "não aceitar sequer debater o relatório revela insegurança e ausência grave de espírito democrático numa questão que é demasiado séria para ser tratada como um lamentável jogo político".

Os deputados recusam ainda o fundamento invocado pelo grupo municipal de Rui Moreira, que imputa responsabilidades pelo facto de a imprensa ter tido acesso a este documento.

Este, dizem, é "apenas um pretexto para fugir ao debate suscitado por um documento cujas conclusões, ao que parece, causam grave incómodo ao presidente da Câmara".

Referindo que o grupo municipal de Rui Moreira está a preparar um "relatório à medida" e "quer esconder" a proposta apresentada pelo relator", o PS lembra ainda as conclusões do documento, que defende que a autarquia "deve ponderar declarar a nulidade do licenciamento, daí resultando o embargo da obra em curso junto à ponte da Arrábida".

O documento dá ainda "por verificada a existência de uma relação entre a aprovação do Pedido de Informação Prévia de 2009 e a celebração dos Acordos do Parque da Cidade de 2008 e 2009".

Além disso, sugere que o processo e a documentação resultante desta comissão devem ser remetidos ao Ministério Público, para averiguação de eventuais ilícitos criminais.

O PSD do Porto tinha já abandonado esta comissão, em meados de novembro, por considerar a chamada de Rui Rio (para audição) uma "tentativa de chicana política" e por entender que se estão a "desviar atenções sobre o envolvimento de Rui Moreira".

Num comunicado divulgado em 17 de novembro, o PSD do Porto informou ter abandonado a Comissão Eventual da Assembleia Municipal do Porto criada a propósito da Arrábida, lamentando que a comissão criada em 01 de outubro estivesse "a ser usada apenas como uma cortina de fumo para desviar as atenções sobre o envolvimento direto e pessoal de Rui Moreira".

"Em nenhum momento desta comissão houve qualquer facto que indiciasse qualquer ligação entre o processo de negociação das indemnizações do Parque da Cidade e o processo das construções da escarpa da Arrábida. Muito menos existiu qualquer indício de envolvimento de Rui Rio em qualquer decisão ou ato administrativo com reflexo nas construções e processos relativos à Arrábida", sustentaram os sociais-democratas.

A comissão "é composta por seis membros, um de cada grupo municipal", mas o PSD "apresentou formalmente a sua saída", pelo que restam como "membros efetivos" Artur Noronha, do movimento "Rui Moreira, Porto O Nosso Partido", Pedro Braga de Carvalho, do PS, Rui Sá, da CDU, Joel Oliveira, do BE, e Bebiana Cunha, do PAN, segundo o relatório a que a Lusa teve acesso.

Em investigação pelo Ministério Público pelo menos desde abril, a obra na escarpa da Arrábida foi licenciada no fim de 2017 e começou no início do ano, com os trabalhos da primeira fase, relativos a um prédio de dez pisos e 38 fogos.

Em novembro, o tribunal recusou a pretensão da empresa Arcada para intimar a câmara com vista à emissão do alvará da segunda fase da obra, que contempla 16 pisos e 43 fogos.

VSYM (ACG/PD) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.