Evento Natál(i)a quer fazer de Vagos a casa do Pai Natal em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Vagos, Aveiro, 05 dez (Lusa) - O único Pai Natal certificado de Portugal é a grande atração do evento Natal(i)a Terra do Pai Natal, que animará Vagos entre sábado e o dia 23, com entrada gratuita para os alunos mais jovens do concelho.

"Queremos reforçar a posição de Vagos como a capital do Natal em Portugal", avisa Jackas, o Pai Natal, ator, professor de animação e expressão, fundador do grupo de teatro para a infância - Arlequim e do Museu do Brincar, em Vagos, que adotou como nome artístico o apelido de infância.

O evento Natal(i)a Terra do Pai Natal recebe este ano um novo impulso, com um orçamento de 150 mil euros e a organização partilhada entre a Câmara Municipal de Vagos, o Museu do Brincar, o NEVA (Núcleo Empresarial de Vagos) e a AEVA - Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro.

Segundo os termos do protocolo assinado entre estas instituições, a autarquia presidida por Silvério Regalado financia metade do investimento e a AEVA outra metade. Caberá à associação que nasceu para "colmatar as necessidades do tecido empresarial da região" gerir a bilheteira.

O bilhete diário custa quatro euros, a pulseira para todos os dias do evento custa 10 euros e os alunos de Vagos do primeiro e segundo ciclos terão entrada gratuita. O evento, que se realiza junto ao Museu do Brincar e numa tenda gigante montada mais abaixo, abre todos os dias às 10:00 e encerra às 19:00, exceto às sextas-feiras e sábados, em que permanece aberto até às 21:00.

No dia da abertura, a entrada será gratuita para todos. O bilhete dará acesso a todas as atividades do evento, nomeadamente peças de teatro, concertos, Casa do Pai Natal no Museu do Brincar, ateliês e 'workshops', e atrações lúdicas e mecânicas. A animação estende-se todos os dias às ruas de Vagos, garantem os organizadores.

"Demos este ano um passo em frente. O evento será diferente e melhor", refere Regalado, que elogia o trabalho da AEVA, que representa treze marcas. O autarca espera que o evento atraia este ano à volta de 20 mil visitantes.

O evento é encarado como tendo uma dimensão regional, mas sobretudo como um oportunidade para Vagos. "Atrai turismo e é bom para a restauração, hotelaria e comércio local", resume Vítor Santos, do NEVA.

Apesar de todas as novidades, a atração será a mesma: Jackas, o Pai Natal. O ator, que desde muito novo se interessou pelas tradições associadas ao Natal, é o único português certificado pelo Conselho de Paz de S. Nicolau (com sede em Antalya, Turquia, terra de origem do santo que inspirou a criação da figura do Pai Natal) e pela norte-americana Irmandade Internacional dos Verdadeiros Pais Natal de Barbas.

Com 1,90 m de altura, peso a rondar os 125 quilos e umas barbas brancas que cultivou durante mais de uma década, Jackas leva a sério o personagem de ficção, mantendo durante todo o ano aquilo que chama o "espírito natalício".

O ator é ainda fundador da Fundação Pai Natal, que pretende começar em 2019 a certificar candidatos que respeitem as normas da profissão.

O ator participa frequentemente em campanhas de publicidade, em Portugal e no estrangeiro, e durante os dois meses que antecedem o Natal faz uma verdadeira Volta a Portugal levando a gargalhada do Pai Natal a todo o país.

"Ser Pai Natal é uma função para o ano inteiro. Quase todos os dias sou reconhecido por grupos de crianças, são elas que mais apreciam o Natal", conclui Jackas.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.