Dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim está em curso

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério do Mar informou esta quinta-feira que tiveram início as operações de dragagem no porto de pesca da Póvoa de Varzim, numa intervenção orçada em 350 mil euros.

A empreitada, feita com caráter de urgência dado o problema de assoreamento na infraestrutura poveira, irá retirar 40 mil metros cúbicos de sedimentos na barra e canal de acesso ao porto de pesca.

Os trabalhos irão desenvolver-se durante mês e meio, e, segundo o comunicado do Ministério do Mar, pretendem "garantir as condições de segurança à navegação das embarcações que demandam deste porto".

A intervenção, que será supervisionada pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), já está a decorrer e pretende amenizar, neste período de inverno, as limitações na estrutura, devido ao assoreamento.

Para o próximo ano, está prevista para o porto de pesca da Póvoa de Varzim uma intervenção de dragagem mais profunda, avaliada em 13, milhões de euros.

Segundo a Lusa apurou, também para 2019 está prevista uma intervenção no porto de pesca da cidade vizinha de Vila do Conde, que, segundo os pescadores locais, também está muito condicionado pelo problema do assoreamento.

As infraestruturas portuárias das duas cidades, que acolhem uma das maiores comunidades piscatórias do país, tem há vários anos sentido estes problemas da acumulação de areias nos canais de acesso e no seu interior, necessitando de intervenções periódicas.

+ notícias: Norte

Turismo do Norte critica investimento na Portela e defende mais recursos para o Aeroporto do Porto

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal considerou, esta segunda-feira , ser um “desperdício de dinheiro” reforçar o aeroporto da Portela, em Lisboa, e defendeu que o investimento deve ser canalizado para o Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Presidente da Câmara da Maia e outros cinco arguidos julgados por peculato 

O atual presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, o seu antecessor, Bragança Fernandes, e outros quatro arguidos vão ser julgados pelo crime de peculato, por “apropriação indevida de dinheiros” dos serviços municipalizados de água e saneamento.

Por onde passou o meteoro que iluminou o céu português este sábado?

O Meteoro que atravessou os céus na noite do passado sábado foi visto um pouco por toda a zona Norte de Portugal e de Espanha. Mas que trajetória teve o responsável pelo rasto de luz verde?