Associação Pais Prematuros denuncia fecho de camas na neonatologia do hospital de Gaia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 30 nov (Lusa) -- A Associação Pais Prematuros (APP) denunciou hoje o encerramento de duas camas na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), situação que a unidade de saúde diz ser "provisória".

Em declarações à agência Lusa, Ilídia Silva, membro da associação, explicou que o hospital vai fechar duas camas na unidade de neonatologia, passando de seis para quatro, devido à transferência de enfermeiros deste serviço para a pediatria.

"Vão transferir enfermeiros de uma unidade para a outra porque o hospital precisa de enfermeiros e, neste momento, não pode contratar, aguarda ordens do Governo para o fazer, portanto, enquanto esta ordem não vem fecham estas duas camas na neonatologia", revelou.

Contactado pela Lusa, o Centro Hospitalar confirma o encerramento, a partir sábado, destas duas camas na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais devido a uma diminuição no número de enfermeiros.

A medida tem por objetivo "garantir a qualidade e segurança de profissionais e utentes", ressalvou.

"Esta situação é provisória e aguarda a autorização da tutela para contratação, por substituição, de enfermeiros, prevendo-se a sua resolução no final da próxima semana", adiantou.

Ilídia Silva explicou que esta situação "vai pôr em risco" mães e bebés, revelando que atualmente estão no hospital cinco mulheres com gravidez de risco.

Além disso, acrescentou, o material vai ficar obsoleto por não ser utilizado.

Para "travar" este encerramento, a Associação Pais Prematuros vai reunir esta noite, pelas 21:00, com pais, médicos, enfermeiros e auxiliares.

SYF // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.

Colisão entre dois carros faz cinco feridos em Famalicão

Cinco pessoas sofrerem ferimentos considerados ligeiros, na sequência de uma colisão rodoviária que ocorreu, ao início da tarde deste sábado, na freguesia de Louro, em Vila Nova de Famalicão, informaram os Bombeiros Voluntários Famalicenses numa publicação na rede social Facebook.