Gabinete de Apoio ao Emigrante de S. João da Pesqueira arranca no final do mês

| Norte
Porto Canal / Agências

S. João da Pesqueira, 07 fev (Lusa) - A vereadora da Cultura da Câmara de S. João da Pesqueira, Delfina Tavares, disse hoje que o Gabinete de Apoio ao Emigrante vai entrar em funcionamento no final do mês, para dar apoio a antigos e novos emigrantes.

"O Gabinete de Apoio ao Emigrante vai funcionar na Divisão Sócio-Cultural do edifício da Câmara de S. João da Pesqueira a partir do dia 20 de fevereiro, com duas técnicas afetas a esta divisão que estão a receber formação na área", explicou.

O protocolo que permite que o Gabinete de Apoio ao Emigrante seja criado num concelho "com uma enorme comunidade de emigrantes" vai ser assinado durante a tarde de hoje entre a Câmara Municipal de S. João da Pesqueira e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.

"Trata-se de uma valência essencial para tratar de vários assuntos de ex-emigrantes, mas também para dar apoio aos munícipes que pretendam emigrar", disse.

Delfina Tavares informou que neste espaço será dada ajuda a antigos emigrantes no que diz respeito a pensões de reforma, pensões de invalidez, legalização de automóveis, equivalências em estudos, proteção de bens ou até na aquisição de nacionalidade.

"Até as mulheres que nunca emigraram, mas que tiveram o marido emigrante que acabou por falecer, podem tratar da documentação para solicitar a pensão devida", acrescentou.

Na sua opinião este novo espaço faz todo o sentido num município que tem cerca de sete a oito mil residentes, muitos deles antigos emigrantes, mas também uma comunidade emigrada que pode chegar aos 30 por cento.

"Até há bem pouco tempo a vaga de emigração tinha cessado, mas com a crise que se faz sentir há muita gente a emigrar, essencialmente para a Suíça e também para Espanha. Muitos partem com contratos curtos, de três ou quatro meses", informou.

Os munícipes que já estiveram emigrados recorrem com frequência à Segurança Social para tratar dos seus assuntos, mas "os funcionários que encontram não estão preparados para dar o apoio técnico necessário".

"Esta estrutura é de grande relevância para o concelho e há muito que fazia falta para responder às necessidades que se iam sentindo", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.