Palácio da Bolsa, no Porto, ultrapassa os 220 mil turistas em 2013

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 07 fev (Lusa) -- O Palácio da Bolsa, no Porto, ultrapassou os 220 mil turistas em 2013, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, sendo estrangeiros a grande maioria dos visitantes do monumento, um daqueles "com mais procura da cidade".

De acordo com os dados revelados à agência Lusa pela Associação Comercial do Porto (ACP) -- proprietária do Palácio da Bolsa -- o monumento "recebeu mais de 220 mil turistas durante o ano de 2013", sendo a "grande maioria dos visitantes estrangeiros, com destaque para os provenientes de França, Espanha, Alemanha e Brasil".

"O número de visitas ao Palácio cresceu significativamente (10 por cento) face a 2012, traduzindo a crescente procura turística do Porto e consolidando o Palácio como uma das principais atrações da cidade", acrescenta.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ACP, Nuno Botelho, considera que estes dados revelam que a reabilitação do Palácio da Bolsa, "com capitais totalmente privados, foi uma aposta verdadeiramente acertada".

"Esta afluência de público e este acréscimo de turismo que temos tido, de facto, comprova que o investimento no edificado é um bom investimento. Respeitamos o legado que nos foi entregue que é tratar daquele edifício e torná-lo um dos mais visitados da cidade e da região, o que para nós é um motivo de orgulho", acrescentou.

Perspetivando o ano de 2014, Nuno Botelho revelou a aposta "na mesma em estratégia de bilhetes conjuntos e para escolas, de atrair novos públicos e de abrir, eventualmente, este ano novas salas à visitação que até então estavam fechadas".

"Estamos a apostar cada vez mais em inovar no produto turismo porque cada vez mais quem nos visita é mais exigente. O Palácio da Bolsa vai ser cada vez mais um local vivo e um local que transmita história e conhecimento da nossa cidade", antecipou.

O número de visitantes portugueses em 2013 - cerca de 29 mil - foi largamente ultrapassado pelos franceses, que ultrapassaram os 46 mil).

Espanhóis, brasileiros, italianos e norte-americanos completam a lista das nacionalidades que representam a maior fatia de turistas em visita ao Palácio da Bolsa.

De acordo com a ACP -- cuja sede fica no Palácio da Bolsa - estes números não contabilizam a afluência a congressos, conferências, concertos, feiras e eventos diversos, que, em 2013, levaram cerca de 80 mil pessoas aquele espaço.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.