Centro Hospitalar do Alto Ave reduziu dívida em cerca de 50% durante 2013

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 06 fev (Lusa) - O Centro Hospitalar do Alto Ave reduziu a dívida em cerca de 50% situando-se, no final de 2013, em cerca de seis milhões de euros, resultados que segundo os responsáveis "abrem novas perspetivas para a sustentabilidade" daquela unidade hospitalar.

Segundo um comunicado enviado hoje à agência Lusa pelo Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA), que engloba os antigos hospitais da Senhora da Oliveira (Guimarães) e S. José de Fafe, 2013 foi mesmo um "ano de consolidação de toda a atividade".

"O Centro Hospitalar teve um aumento de atividade em todas as linhas de produção, reduziu os tempos de espera, aumentou o cumprimento dos seus objetivos de qualidade e eficiência, inscritos no seu contrato-programa, reduziu os custos e ainda melhorou os resultados financeiros", enumera.

Além dos resultados financeiros, o texto destaca a "evolução extraordinária" da lista de espera para primeira consulta externa, com uma redução do número de dias em 50% face ao ano anterior, tendo terminado o ano com uma mediana de tempo de espera de 67 dias, quando em 2012 o tempo de espera era de 134 dias.

A nível financeiro, adianta o texto, "houve uma redução da dívida total em cerca de 50%", situando a dívida do CHAA em 5.869.278 de euros no final de 2013.

"Não obstante o Centro Hospitalar ainda não tenha atingido o equilíbrio financeiro, os seus resultados abrem novas perspetivas para a sustentabilidade e desenvolvimento do seu projeto", refere o presidente do Conselho de Administração, Delfim Rodrigues.

O comunicado aponta ainda que em 2013 O CHAA reduziu em 700 mil euros os gastos com prestações de serviços, "o que representa uma redução de 16% em relação ao ano anterior, resultado de uma clara aposta na contratação de profissionais, em detrimento de prestadores de serviço (19 médicos contratados e 13 em vias de contratação) ".

O ano de 2013 representou também uma "evolução significativa" no número de cirurgias realizadas pelo que se realizaram "mais 20% de cirurgias do que ano anterior e a mediana de tempo de espera foi reduzida em 9 % (situando-se atualmente nos 3 meses)".

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.