Derrame de ácido fórmico provoca situação de alarme no Porto de Leixões

Derrame de ácido fórmico provoca situação de alarme no Porto de Leixões
| Norte
Porto Canal

O derrame de ácido fórmico num contentor que chegou, esta segunda-feira, ao Porto de Leixões, em Matosinhos, provocou situação de alarme no local mas sem registo de feridos ou ocorrências maiores, apurou o Porto Canal com fonte da APDL.

Atualizado 05-11-2018 17:31

“Hoje, pela manhã, o Porto de Leixões recebeu o navio HSL Porto da Maersk, que transportava um contentor com um ligeiro derrame de ácido fórmico. Este ácido não é contaminante, no entanto, verificou-se libertação de gases, pelo que a APDL tomou de imediato conta da ocorrência e ativou as medidas de contingência habituais, tendo sido envolvida a Proteção Civil, de forma a acompanhar o descarregamento do contentor do navio.”, avança a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

A página oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil assinala que a ocorrência foi registada às 12h20, sendo designada como "químicos, dentro de uma instalação".

No local estão, segundo a proteção civil, 34 homens apoiados por 11 veículos.

Contactado pela Lusa, o vereador do pelouro da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, explicou que as operações de contenção ainda decorrem, estando o produto derramado "contido no interior do porto".

"Para já, as operações até ao momento permitem considerar que não há razão para alarme. Não há perigo para a população", sublinhou.

Além disso, José Pedro Rodrigues acrescentou que estão a ser apuradas as circunstâncias e o produto derramado.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.