Vento forte e agitação marítima coloca oito distritos sob avisos amarelo e laranja até segunda-feira

Vento forte e agitação marítima coloca oito distritos sob avisos amarelo e laranja até segunda-feira
| País
Porto Canal com Lusa

Oito distritos do continente vão estar sob aviso amarelo e dois sob aviso laranja, entre este sábado e segunda-feira, devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à previsão de vento forte durante a tarde de hoje, aproximadamente entre as 15h00 e as 18h00.

Os mesmos distritos encontram-se também sob aviso amarelo devido ao vento, que abrandará, mas continuará forte, e à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste que podem ir dos 2 metros aos 5 metros de altura.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 2 a 3 metros, aumentando gradualmente para 4 a 5 metros, entre hoje e a madrugada de segunda-feira.

Estes dez distritos estão também sob aviso amarelo por causa do vento forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora no litoral e até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA alerta ainda para uma forte descida de temperatura, com possibilidade de neve nas terras altas.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, ao passo que o laranja, o segundo mais grave, indica uma situação de risco elevado.

De acordo com informação disponibilizada à Agência Lusa na quinta-feira, as temperaturas vão descer até 10 graus Celsius durante o fim de semana em algumas regiões do continente devido a uma massa de ar muito frio.

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.