Congresso de Veterinários junta mais de 3 mil profissionais no Europarque da Feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 05 fev (Lusa) - Cerca de três mil profissionais participam no sábado e no domingo, em Santa Maria da Feira, no X Congresso Hospital Veterinário Montenegro, onde serão debatidos temas como diabetes, doenças renais, fobias e transtornos compulsivos relacionados com animais de companhia.

A organização do congresso salienta a presença de especialistas estrangeiros, oriundos de países como Inglaterra, França, Espanha, Estados Unidos, Itália e Angola.

"Este fator demonstra que o evento é reconhecido como parte da formação profissional e do avanço do conhecimento científico da área em Portugal, para além de validar a projeção internacional da classe veterinária portuguesa", refere o veterinário Luís Montenegro, responsável pela organização do encontro.

No âmbito do congresso será realizada, no domingo, uma sessão informativa dirigida à população sobre o bem-estar e psicologia animal.

A iniciativa, que decorrerá a partir das 14:00, no Europarque de Santa Maria da Feira, será gratuita e aberta a toda a população, mas limitada à participação de 120 pessoas, sendo por isso necessária inscrição através do endereço caosemsegredos@gmail.com.

Segundo Luís Montenegro, "esta sessão pretende transmitir de forma simples aspetos essenciais a ter em conta relacionados com o bem-estar, a saúde e a psicologia canina e a importância destes cuidados nos animais de companhia."

O veterinário inicia a sessão com uma palestra sobre "O bem-estar dos animais de companhia - do nascimento à velhice", seguindo-se várias apresentações, com os veterinários mais experientes na área, sobre os conceitos essenciais para mudar o comportamento dos cães, a importância dos cães na assistência social da sociedade, a psicologia canina, a comunicação eficaz com o cão e a higiene do animal.

"Consideramos de extrema importância a inclusão de uma sessão informativa aberta à população em geral, uma vez que o papel do médico veterinário consiste também em informar, sensibilizar e educar os donos para os cuidados a ter com os animais. É essencial que os interessados tenham acesso a este tipo de informação privilegiada, do que de melhor existe no nosso país, para que a possam aplicar no seu dia-a-dia, proporcionando uma melhor qualidade de vida, tanto a si como ao seu animal", acrescentou.

PM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.