Sindicato dos estivadores recusa reunir hoje com ministra do Mar no Porto de Leixões

Sindicato dos estivadores recusa reunir hoje com ministra do Mar no Porto de Leixões
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Sindicato dos Estivadores Conferentes e Tráfego dos Portos do Douro e Leixões recusa-se a comparecer na reunião de hoje com a ministra do Mar, em Matosinhos, que diz servir para tentar um acordo com outro sindicato.

Numa carta dirigida à presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Guilhermina Rego, aquele sindicato garante que não estará na reunião em que participarão a ministra Ana Paula Vitorino e membros do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL).

Após uma reunião em que as conclusões anunciadas foram deliberadas por "unanimidade", aquele sindicato afirmou "repudiar qualquer tentativa política de consagrar [o presidente do SEAL, António] Mariano como interlocutor dos trabalhadores deste porto".

Recusa ainda que o SEAL seja "parceiro social" no que toca ao Porto de Leixões.

Na mesma carta, dão ainda conta da sua repulsa por "qualquer tentativa política e individual de quebrar a coesão da estrutura federativa nacional em que o sindicato se integra".

"O nosso sindicato defende e promove a livre filiação e não acredita em monopólios sindicais, nem do nosso sindicato nem [em] nenhum da federação a que presido", afirmou o representante dos estivadores do Norte, Aristides Peixoto, quarta-feira na audição da comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, a pedido do Bloco de Esquerda (BE).

Lembrando terem "convidado em agosto, a ministra do Mar a visitar o Porto de Leixões", mas que a visita foi "sendo sucessivamente adiada para agora ganhar este incompreensível formato", aquele sindicato acha, na carta, incompreensível este comportamento, frisando "representar a quase totalidade dos estivadores de Leixões" e ser "o único sindicato de Leixões que tem uma convenção coletiva acordada com as empresas de estiva".

A carta prossegue com o sindicato a enfatizar o ter assegurado "aumentos de 4% para este ano" e "melhorias de condições" nos "últimos 23 anos consecutivos", algo sem paralelo "em qualquer outro porto representado pelo SEAL", vincando ainda que o porto de Leixões "nunca deixou de funcionar" enquanto "tantos outros portos do país estão paralisados ou continuam massacrados por greves sucessivas".

Perante isto, lamentam que a governante "em vez de levar o sucesso de Leixões para o país", se proponha a "trazer os problemas do resto do país para Leixões".

Assumindo-se como "homens livres" que escolhem "com quem se sentam à mesa", os sindicalistas recusam-se a dialogar com o "senhor Mariano" de quem dizem "faz da intimidação física método negocial", acusando-o ainda de "prejudicar a sua classe, os seus colegas, o seu setor e o seu país".

Desagradados por o líder do SAEL ser recebido na APDL, consideram essa atitude "cúmplice dos métodos, objetivos e dos crimes que têm sido cometidos".

"É uma manifestação de temor", conclui o sindicato, defendendo que o porto de Leixões "não pode nem será confundido com estas realidades" nem usado como "moeda de troca nas negociações políticas de um ministro".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.