Mau tempo: Trezentas crianças continuam sem aulas em Montemor-o-Velho

| País
Porto Canal com Lusa

Montemor-o-Velho, Coimbra, 16 out (Lusa) -- Duas escolas do concelho de Montemor-o-Velho estão ainda encerradas devido à tempestade Leslie e cerca de 300 crianças continuam sem atividades educativas, disse hoje o presidente da Câmara Municipal.

Três dias depois da passagem do furação, que teve efeitos devastadores na generalidade dos setores do concelho, mantêm-se fechadas a Escola Básica 2/3 da Carapinheira e a congénere do Seixo, que inclui jardim-de-infância, descreveu Emílio Torrão à agência Lusa.

As aulas foram hoje retomadas nos restantes estabelecimentos de ensino deste município do distrito de Coimbra.

"A escola da Carapinheira é a mais afetada", com grande parte da cobertura em amianto arrancada pelo vento, o que levou a autarquia a recorrer a uma empresa especializada na recolha desses escombros, que constituem ameaça para a saúde pública, adiantou.

Segundo Emílio Torrão, a Câmara de Montemor-o-Velho comunica ainda hoje, numa reunião aos pais e encarregados de educação, as medidas temporárias adotadas relativamente a estas situações.

Os dois estabelecimentos continuam fechados e o município vai assegurar o transporte das crianças para escolas da vila, nos próximos dias e a título provisório, dando tempo à reparação dos estragos nas freguesias de origem.

Não é ainda possível prever uma data para o regresso dos meninos e meninas às suas escolas.

O autarca socialista disse que 45 edifícios municipais sofreram também danos diversos à passagem do furacão Leslie, no sábado.

Entre eles, estão os próprios Paços do Concelho, o pavilhão desportivo de Montemor-o-Velho, a Biblioteca Municipal e o complexo da logística da autarquia.

Entretanto, as estradas estão limpas na sua maioria, admitindo o presidente da Câmara que tal possa não se verificar "num caso ou noutro".

Com dificuldades, o abastecimento de energia elétrica tende a ser reposto "em quase todas as freguesias", mas "a situação ainda é crítica" nas povoações da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.

Em Arazede, "está ainda a sair-se da situação crítica" neste domínio, mas o problema não está resolvido, afirmou.

Para receber as mais diversas reclamações em matéria de energia elétrica, um pouco por todo o concelho, a Câmara Municipal emprestou à EDP o seu Balcão Único Móvel, que começa na quarta-feira, na vila, a ronda que vai efetuar pelas povoações.

O abastecimento de água também tende a ser reposto no território, com auxílio de geradores elétricos instalados pela autarquia, mas "ainda não totalmente", já que "os sistemas estão a encher" com alguma lentidão, explicou.

Na área agrícola, "a situação é caótica", designadamente nos campos de milho do Baixo Mondego, cuja colheita se realiza nesta época.

Emílio Torrão disse que "mais de 70% das casas" de Montemor-o-Velho foram danificadas pela tempestade e que as sedes de associações e coletividades registaram igualmente estragos significativos que condicionam as suas atividades comunitárias.

Quase 72 horas após a passagem do Leslie, "as coisas no concelho estão a entrar na normalidade, mas muito à custa das próprias pessoas", sublinhou o autarca do PS.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.