Ministério Público acusa irmãs da morte de recém-nascida no Seixal

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 16 out (Lusa) -- O Ministério Público (MP) acusou duas irmãs da morte de uma recém-nascida, filha de uma delas, crime ocorrido em abril deste ano em Corroios, concelho do Seixal, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

"Está indiciado que, no dia 09 de abril de 2018, uma das arguidas deu à luz, no interior da sua residência, no Seixal, de uma recém-nascida, tendo sido auxiliada no parto pela outra arguida, sua irmã. Após o nascimento da criança, a mãe, na presença da irmã, terá desferido golpes com uma faca na região do tórax daquela, causando-lhe a morte. De seguida, as arguidas colocaram o corpo da recém-nascida dentro de um saco do lixo", indica uma nota publicada na página da internet da PGDL.

Nesse sentido, o MP requereu o julgamento, em tribunal coletivo, das arguidas, pela prática, em coautoria, dos crimes de homicídio qualificado e de profanação de cadáver. As mulheres estão em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Sines desde 11 de abril, após o primeiro interrogatório judicial.

A investigação foi efetuada sob a direção do MP do Seixal, Comarca de Lisboa, com a coadjuvação da Polícia Judiciária (PJ).

A mãe da bebé esteve hospitalizada no Hospital Garcia de Orta (Almada, também no distrito de Setúbal) durante alguns dias, mas foi detida após a alta hospitalar.

Num comunicado divulgado a 11 de abril, a PJ de Setúbal confirmou a detenção das duas irmãs gémeas, adiantando naquela ocasião, que, sobre elas, recaíam "fortes indícios da prática do crime de homicídio qualificado".

A PJ explicava ainda que os factos tiveram lugar cerca das 21:30 de 09 de abril na residência das duas mulheres detidas, quando, "na sequência do parto de uma menina, a progenitora, com a colaboração da irmã gémea, golpeou a recém-nascida com uma arma branca, provocando-lhe morte imediata".

O crime ocorreu num prédio da avenida Vieira da Silva.

JGS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.